BRINCANDO COM OS ASTROS E APRENDENDO A LER O MUNDO: JOGOS ASTRONÔMICOS (TCP1) PROBLEMATIZANDO EPISÓDIOS DA HISTÓRIA DA ASTRONOMIA: TODA OBSERVAÇÃO É CARREGADA DE TEORIA? (TCP2) A INSERÇÃO DE TÓPICOS DE ASTRONOMIA NO ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO, O SEMINÁRIO INTEGRADO E A ARTICULAÇÃO DO CONHECIMENTO (TCP3) ANÁLISE DOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS SOBRE ASTRONOMIA DE ALUNOS DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA, GEOGRAFIA E FÍSICA CULMINANDO NA PRODUÇÃO DE CURSO DE FORMAÇÃO COMPLEMENTAR (TCP4) PANORAMA DA EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL E DIVULGAÇÃO DE ASTRONOMIA NO BRASIL: O QUE PENSAM OS ESPECIALISTAS? (TCP5) A CONCEPÇÃO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DO INSTITUTO FEDERAL SOBRE AS DIMENSÕES DOS ASTROS: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO (TCP6) Avaliações nacionais, internacionais e o ensino de Astronomia (TCP7) CONCEPÇÕES PRÉVIAS: ASTRONOMIA E A APLICAÇÃO DA MATEMÁTICA NO CÁLCULO DA ALTURA DAS MONTANHAS LUNARES (TCP8) O que pensam os profissionais da Astronomia (TCP9) A RELAÇÃO DO JOGO COM A MOTIVAÇÃO DOS ALUNOS DO 7º ANO PARA O ESTUDO DA ASTRONOMIA (TCP10) CONCEPÇÕES COSMOLÓGICAS E COSMOGÔNICAS DOS VISITANTES DO MUSEU DE CIÊNCIAS NATURAIS DA PUC MINAS (TCP11) UM ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE OS ASPECTOS MOTIVACIONAIS DE UMA ATIVIDADE NÃO ESCOLAR PARA O ENSINO DA ASTRONOMIA (TCP12) UM OLHAR SOBRE O ENSINO DE ASTRONOMIA NA SALA DE AULA DA 5ª SÉRIE/6º ANO (TCP13) UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR NO ENSINO DE FÍSICA E MATEMÁTICA POR MEIO DA ASTRONOMIA (TCP14) EXPLORANDO O UNIVERSO DE JORNADA NAS ESTRELAS NO ENSINO DE E SOBRE CIÊNCIA (TCP15) ASTRONOMIA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA EXPERIÊNCIA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (TCP16) FORMAÇÃO DE EDUCADORES EM ENSINO DE ASTRONOMIA: DETECTANDO MUDANÇAS NA PRÁTICA DOCENTE (TCP17) A NARRATIVA DOS MITOS ASSOCIADOS ÀS CONSTELAÇÕES COMO FORMA DE ENRIQUECER A APRENDIZAGEM NAS SESSÕES DO PLANETÁRIO DO MUSEU DE CIÊNCIAS NATURAIS DA PUC MINAS (TCP18) COMO É O UNIVERSO E QUAL O MEU LUGAR NELE?COLABORAÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA ATRAVÉS DE UM PROGRAMA DE EXTENSÃO (TCP19) LA ASTRONOMÍA EN LA ESCUELA SITUACIÓN EN LA PROVINCIA DE SANTA FE – ARGENTINA (TCP20) A Educação em Astronomia em Espaços Não Formais de Educação (TCP21) INCENTIVANDO O INTERESSE DE MENINAS NA CIÊNCIA POR MEIO DA ASTRONOMIA E DA FÍSICA (TCP22) ANÁLISE DE UM OBJETO VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: REPRESENTAÇÕES SOBRE AS ESTAÇÕES DO ANO NO BRASIL (TCP23) FORMAÇÃO DE PROFESSORES ATRAVÉS DE UM PROGRAMA DE EXTENSÃO (TCP24) A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA EM ASTRONOMIA EM CANÇÕES DO ROCK CONTEMPORÂNEO (TCP25) FICÇÃO CIENTÍFICA, EXPLORAÇÃO ESPACIAL E FÍSICA MODERNA: INTERFACES NUM WEBSITE DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA (TCP26) CONSTRUÇÃO DE RADIOTELESCOPIOS AMADORES PARA A OBTENÇÃO DE DADOS E CONVERSÃO EM SONSPROVENIENTE DO UNIVERSO (TCP27) ENSINO DE ASTRONOMIA NO ENSINO MÉDIO DA REDE PÚBLICA DE FEIRA DE SANTANA – BAHIA (TCP28) ENSINO DE ASTRONOMIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL (TCP29) FORMAÇÃO DE PROFESSORES INDÍGENAS E AÇÕES DE DIVULGAÇÃO NO ESPAÇO DO CONHECIMENTO UFMG (TCP30) A ÚLTIMA PERGUNTA: UMA PROPOSTA DE ABORDAGEM DA COSMOLOGIA EM AULAS DE FÍSICA A PARTIR DE UM CONTO DE CIENTÍFICA. (TCP31) BREVE LEVANTAMENTO DOS ARTIGOS EM ENSINO DE ASTRONOMIA NA REVISTA BRASILEIRA DE ENSINO DE FÍSICA (TCP32) COMPREENDENDO A TRAJETÓRIA APARENTE SOLAR: UM TEXTO PARA ENRIQUECER O ENSINO DA ASTRONOMIA PELA CONSTRUÇÃO DE UM MARCADOR SOLAR (TCP33) DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA EDUCAÇÃO EM ASTRONOMIA NO BRASIL (TCP34) ESTUDANDO AS POTENCIALIDADES DE UM OBSERVATÓRIO PARA A EDUCAÇÃO EM ASTRONOMIA (TCP35) ENSINO E POPULARIZAÇÃO DA ASTRONOMIA EM UM OBSERVATÓRIO MÓVEL (TCP36) FASES DA LUA: UMA REPRESENTAÇÃO EM 3D (TCP37) ENSINO DE ASTRONOMIA COM A UTILIZAÇÃO DA ASTROFOTOGRAFIA (TCP38) Elaboração de material para ensino de Astronomia para deficientes visuais: o caso das Supernovas (TCP39) ASTROLÚDICA: UMA EXPERIÊNCIA DO ENSINO DE ASTRONOMIA EM UMA ESCOLA PÚBLICA (TCP40) Discutindo a Ciência e suas Relações com a Sociedade, Política e Nacionalidade por Meio de um Jogo Didático sobre a História da Cosmologia (TCP41) ABORDAGEM DA ASTRONOMIA NOS LIVROS APROVADOS PELO PNLD (TCP42) CONSTRUÇÃO E PROPOSTAS DE UMA ESFERA ARMILAR DE BAIXO CUSTO PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA (TCP43) BRINCANDO COM OS ASTROS E APRENDENDO A LER O MUNDO: JOGOS ASTRONÔMICOS (TCP44) DE ESTRELA DALVA A PLANETA VÊNUS (TCP45) ABORDANDO CONTEÚDOS DE MATEMÁTICA EM UMA OFICINA DE ASTROLÁBIO (TCP46) ASTRONOMIA E SUAS DIFICULDADES NO ENSINO MÉDIO (TCP47) A INFLUÊNCIA DA ATIVIDADE SOLAR NO COTIDIANO (TCP48) A ASTRONOMIA E SUAS CONTRIBUIÇÕES NO ENSINO DE QUÍMICA (TCP49) ASTRONOMIA DE POSIÇÃO COM INSTRUMENTOS DE NAVEGAÇÃO RUDIMENTARES (TCP50) A CONTEXTUALIZAÇÃO DA ESTRUTURA E EVOLUÇÃO ESTELAR NO ENSINO DA TERMODINÂMICA COMO FERRAMENTA MOTIVADORA DOS ALUNOS (TCP51) AS FASES DA LUA: EXPERIÊNCIA COM DEFICIENTES VISUAIS (TCP52) DETERMINAÇÃO DA OBLIQUIDADE DA ECLÍPTICA PROJETO DE OBSERVAÇÃO COMUM ENTRE BRASIL E ARGENTINA (TCP53) CONSTRUÇÃO DE UMA BANCADA MULTIFUNCIONAL: UMA PROPOSTA PARA LABORATÓRIOS DE ASTRONOMIA (TCP54) CONSTRUÇÃO E APLICAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO SOBRE A PERSPECTIVA DE VIDA EM MARTE (TCP55) AS DIRETRIZES CURRICULARES ORIENTADORAS DO ESTADO DO PARANÁ E O ENSINO DE ASTRONOMIA NO NÚCLEO REGIONAL DA EDUCAÇÃO DE UMUARAMA (TCP56) A OBSERVAÇÃO DO CÉU: DA HISTÓRIA PARA ENTENDER O ENSINO DENTRO DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL (TCP57) HISTÓRIA DA ASTRONOMIA NO ENSINO MÉDIO: DISCUTINDO A COSMOLOGIA GREGA ATRAVÉS DO MODELO DE UNIVERSO DE EUDOXO (TCP58) PROJETO DE EXTENSÃO ASTRONOMIA PARA TODOS: ASTRONOMIA INTEGRANDO FAMILIA, ESCOLA, COMUNIDADE E UNIVERSIDADE (TCP59) TRILHA ASTRONÔMICA – UMA NOÇÃO DE ESCALA DO SISTEMA SOLAR (TCP60) II NOITE ASTRONÔMICA DOS QUARTOS ANOS DA EMEF “ABBS” (TCP61) PROPOSTA DE METODOLOGIA E MATERIAL DIDÁTICO PARA ENSINO/APRENDIZAGEM DE ASTRONOMIA APLICADA AOS ALUNOS DO PIBID-FÍSICA/UNICENTRO (TCP62) PAPER TOY DE ASTRONAUTAS: ATIVIDADE LÚDICA DE ENSINO DE ASTRONOMIA PARA CRIANÇAS (TCP63) UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA PARA AS FASES DA LUA (TCP64) UM MODELO COM REPRESENTAÇÃO TRIDIMENSIONAL DO CRUZEIRO DO SUL COMO ATIVIDADE PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA (TCP65) ECLIPSE LUNAR E SOLAR (TCP66) O GUIA DO FÍSICO DAS GALÁXIAS: UM JOGO VIRTUAL PARA O ENSINO DE FÍSICA POR MEIO DE CONCEITOS DE ASTRONOMIA (TCP67) ESTUDO DA RADIAÇÃO SOLAR POR MEIO DE PLACAS SOLARES: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE PRÁTICA PARA O ENSINO MÉDIO (TCP68) USANDO O SISTEMA TERRA-LUA PARA APRENDER GEOMETRIA DE MANEIRA DIVERTIDA E MOTIVADORA (TCP69) UTILIZAÇÃO DE UMA ESFERA CELESTE DIDÁTICA PARA EXPLICAR AS COORDENADAS ALTAZIMUTAL E EQUATORIAL CONECTADA AO MOVIMENTO APARENTE DA ESFERA CELESTE (TCP70) A PRODUÇÃO DE UM INSTRUMENTO ASTRONOMICO COMO ELEMENTO MOTIVADOR PARA ENSINAR CONCEITOS DE ASTRONOMIA PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II (TCP72) UTILIZANDO O ENSINO DE ASTRONOMIA COMO TEMA MOTIVADOR PARA O ESTUDO DAS LEIS FUNDAMENTAIS DA ÓTICA E DA TERMOLOGIA (TCP73) UNA DIDÁCTICA PARA EL SOL (TCP74) INFORMATIVO ASTRONÔMICO OBSERVATIVO (TCP75) UM JOGO COMO PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA NO ENSINO FUNDAMENTAL I (TCP76) PROJETO ERATÓSTENES BRASIL 2010 A 2013 (TCP77) NASCIMENTO DAS ESTRELAS: UMA ESTRATÉGIA PARA ABORDAGEM DO CONCEITO DE GRAVITAÇÃO (TCP78) O ENSINO DE ASTRONOMIA NO SÉCULO XIX: O IMPERIAL OBSERVATÓRIO DO RIO DE JANEIRO E O ECLIPSE DE 1858 (TCP79) PRODUZINDO ESPETÁCULOS VISUAIS DE RARA BELEZA NA REGIÃO DO VALE DO TAQUARI (TCP80) O RELATO DE UM CURSO INTRODUTÓRIO EM ASTRONOMIA PARA PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DA REGIÃO DE ITAPETININGA (TCP81) INOVAÇÃO DE ENSINO EM FÍSICA E ASTRONOMIA (TCP82) IMPROVING ASTRONOMY EDUCATION IN THE UNITED STATES BY INVESTIGATING OTHER CULTURES (TCP83) UNIVERSO ALPHA: “O ESTUDO DA ASTRONOMIA ATRAVÉS DE SOFTWARES” (TCP84) O PLANETÁRIO MÓVEL E A POPULARIZAÇÃO DA ASTRONOMIA PELO ESTADO DO PARANÁ (TCP85) INTERFACE INTERATIVA BASEADA NA PLATAFORMA UNITY PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA (TCP86) STELLARIUM: O CÉU EM SEU COMPUTADOR (TCP87) OBSERVATÓRIO ASTRONÔMICO DA UESC: RELATO SOBRE O INÍCIO DE SUAS ATIVIDADES (TCP88) OFICINAS DE ASTRONOMIA CULTURAL E EDUCAÇÃO INTERCULTURAL NO SUL DA BAHIA (TCP89) A PRODUÇÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE USO DE MODELOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA COM DEFICIENTES VISUAIS (TCP90) OS ECLIPSES NUMA PROPOSTA HISTÓRICA E PEDAGÓGICA (TCP91) POTENCIALIDADES DO ENSINO DE ASTRONOMIA PARA UMA FORMAÇÃO PAUTADA NA DIVERSIDADE CULTURAL: OS CÉUS DOS POVOS INDÍGENAS NO BRASIL (TCP92) JORNADA NAS ESTRELAS: DIVULGAÇAO CIENTIFICA NA PROGRAMAÇAO CULTURAL DA NOITE DE BELO HORIZONTE (TCP93) JUSTIFICATIVAS PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA: O QUE DIZEM OS PESQUISADORES BRASILEIROS? (TCP94) REFLEXÕES SOBRE AS AÇÕES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO EM ASTRONOMIA (TCP95) Proposta de ensino de astronomia em unidade prisional na cidade do Rio de Janeiro (TCP96) O SOFTWARE STELLARIUM NAS ATIVIDADES PRÁTICAS DA XVII OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA- RELATO DE ALUNOS DA UNIDADE ESCOLAR MIGUEL LIDIANO, PICOS-PI (TCP97) O USO DO PLANETÁRIO DO MUSEU CIÊNCIA E VIDA COMO FERRAMENTA DE COMPLEMENTAÇÃO DO ENSINO DE CIÊNCIAS NA REGIÃO DA BAIXADA FLUMINENSE (TCP98)
III SNEA – Atas – Comunicações em painéis
Arthur Alencastro Puls (UFRGS/Departamento de Astronomia), Eliza Dias (Colégio Odila Gay da Fonseca), Daniela Borges Pavani (UFRGS/Departamento de Astronomia)
Flavia Polati Ferreira (Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciência/USP), João Zanetic (Instituto de Física/Departamento de Física Experimental/USP)
Francelina Elena Oliveira Vasconcelos (Escola Estadual de Ensino Médio Nossa Senhora da Assunção, Caçapava do Sul-RS), Guilherme Frederico Marranghello (Universidade Federal do Pampa, Bagé-RS)
Jamili de Paula Neves (Universidade Federal do Triângulo Mineiro/ICENE), Marcos Dionízio Moreira (Universidade Federal do Triângulo Mineiro/ICENE)
Joana Brás Varanda Marques (Universidade Federal de São Carlos – Programa de Pós-Graduação em Educação (UFSCar-PPGE)), Denise de Freitas (Universidade Federal de São Carlos – Programa de Pós-Graduação em Educação (UFSCar-PPGE))
Joéslei Lopes de Oliveira (Instituto Federal do Piauí-IFPI – Campus Picos), Mestrando. Francisco Petrônio de Oliveira e Silva (Instituto Federal do Piauí-IFPI – Campus Picos), Maria Girlândia de Sousa (Instituto Federal do Piauí-IFPI – Campus Picos), Clemilton da Silva Oliveira (Instituto Federal do Piauí-IFPI – Campus Picos)
Juliana Cilento da Silva (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), Rômulo Nunes Côco (Universidade Federal Fluminense), João Batista Garcia Canalle (Universidade do Estado do Rio de Janeiro)
Larissa Volsi dos Santos 1 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – Campus Itapetininga), Vicente Pereira de Barros 2 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – Campus Itapetininga), Ariane Braga Oliveira 3 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – Campus Itapetininga), Alberto Luís Dario Moreau 4 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – Campus Itapetininga)
María Brea Mato (Estudiante de tesis doctoral en astronomía la Universidad de Santiago de Compostela)
Michel Corci Batista (Universidade Tecnológica Federal do Paraná/CM – Departamento de Física), Ricardo Francisco Pereira (Universidade Estadual de Maringá – Departamento de Física)
Peter Leroy (Grupo de Astronomia e Astrofísica (GAIA)/Museu de Ciências Naturais/Pontifica Universidade Católica de Minas Gerais), Alberto Almeida Matos Neto (Grupo de Astronomia e Astrofísica (GAIA) /Museu de Ciências Naturais/Pontifica Universidade Católica de Minas Gerais),Ana Cristina Sanches Diniz (Grupo de Astronomia e Astrofísica (GAIA)/Setor de educação/Museu de Ciências Naturais/Pontifica Universidade Católica de Minas Gerais)
Rodolfo Langhi (Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Departamento de Física, UNESP, campus Bauru), Bruno de Andrade Martins (Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências do Instituto de Física da UFMS, Campo Grande, MS,)
Suzete Aparecida Bofi (Núcleo Regional de Educação de Ponta Grossa/2011, participante do Programa de Desenvolvimento Educacional – PDE – Especialista em Ensino de Matemática e Atualmente lotada no NRE de Umuarama – Paraná), Marcelo Emilio (Observatório Astronômico da UEPG)
Zenaide Inês Bertol (Universidade Tecnológica Federal do Paraná/Departamento Acadêmico de Física), (Secretaria de Educação do Estado do Paraná/Colégio Estadual Costa Viana), Marcos Antônio Florczak (Universidade Tecnológica Federal do Paraná/Departamento Acadêmico de Física)
Alessandra de Souza Teixeira (Instituto Federal de Santa Catarina), Kélen da Silva Xavier (Instituto Federal de Santa Catarina), Felipe Damasio (Instituto Federal de Santa Catarina)
Ana Luísa Simoni (Graduanda em Pedagogia EFLCH – Unifesp), Rui Manoel B. Vieira (Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá – UNESP), Emerson Izidoro dos Santos (Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas – Unifesp)
Ana Maria Pereira (Polo Astronômico Casimiro Montenegro Filho, Fundação PTI/BR, Foz do Iguaçu), Rodolfo Langhi (Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Departamento de Física, UNESP, campus Bauru)
Bruno da Silva Fabio Eugênio (Grupo de Astronomia e Astrofísica ( GAIA)/Museu de Ciências Naturais/Pontifica Universidade Católica de Minas Gerais), Gabriel Arthur da Silva Duarte (Grupo de Astronomia e Astrofísica (GAIA)/Museu de Ciências Naturais/Pontifica Universidade Católica de Minas Gerais), Gabriela da Silva Araújo (Grupo de Astronomia e Astrofísica (GAIA)/Museu de Ciências Naturais/Pontifica Universidade Católica de Minas Gerais)
Caroline Lacerda dos Santos (UFRGS/Departamento de Física), Daniela B. Pavani (UFRGS/Departamento de Astronomia), Fabiane B. Pavani(Unilasalle)
Claudia Romagnoli (Escuela Primaria N°1345 y Escuela Secundaria N°241), Viviana Sebben (EESOPI N° 3153 y Escuela Normal Superior N° 2 “J. M. Gutiérrez” Prov. N° 35)
Daiany Dynia da Silva (IFRJ/ Campus Volta Redonda), Marco Aurélio do Espírito Santo (IFRJ/ Campus Volta Redonda), Jonatas Rodrigues Silva (IFRJ/ Campus Volta Redonda)
Desirée Dornelles Corrêa (UFRGS/Instituto de Física), Daniela Borges Pavani (UFRGS/Instituto de Física/Departamento de Astronomia), Paulo Lima Jr. (UFRGS/Instituto de Física/Departamento de Física)
Deysielle I. Draeger (Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Departamento de Física, UNESP, campus Bauru), Rodolfo Langhi (Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Departamento de Física, UNESP, campus Bauru)
Emanuel Fortes Teixeira (Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul), Daniela Borges Pavani (Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul), Paulo Lima Junior (Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
Emerson Ferreira Gomes (Universidade de Sorocaba/Colegiado de Física), Thaís Jardim de Oliveira (Universidade de Sorocaba/Colegiado de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia), Luís Paulo de Carvalho Piassi (Universidade de São Paulo/Escola de Artes, Ciências e Humanidades)
Fabio Henrique Miranda da Silva (Universidade de Sorocaba/Colegiado de Engenharia Química), Emerson Ferreira Gomes (Universidade de Sorocaba/ Colegiado de Física), Luís Paulo de Carvalho Piassi (Universidade de São Paulo/Escola de Artes, Ciências e Humanidades)
Flavio Roberto Ruzza (Universidade tecnológica Federal do Paraná – UTFPR/coordenação de engenharia elétrica), Tina Andreolla (Universidade tecnológica Federal do Paraná – UTFPR/coordenação de Física )
Isabela Marcelina de Oliveira Santos (Graduanda do Curso de Licenciatura em Física da UEFS) e Vera Aparecida Fernandes Martin(Orientadora e docente do Departamento de Física da UEFS, Observatório Astronômico Antares – UEFS)
RIBEIRO, K. (Universidade Federal do Amazonas/IEAA/); OLIVEIRA, E. A. G. (Universidade Federal do Amazonas/IEAA/); SANTOS R. M. (Universidade Federal do Amazonas/IEAA/)
Leonardo Marques Soares (Instituto Federal de Minas Gerais, Campus Betim), Silvania Sousa do Nascimento (Faculdade de Educação, UFMG)
Luís Fernando Gomes Fernandes (Universidade Federal Rural do Semi-Árido – UFERSA), Alexsandro Pereira Lima (Universidade Federal Rural do Semi-Árido – UFERSA)
Marcelo Porto Allen (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo)
Marcos Cesar Danhoni Neves (Universidade Estadual de Maringá/ Departamento de Física)
Rodolfo Langhi (Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Departamento de Física, UNESP, campus Bauru )
Rodolfo Langhi (Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Departamento de Física, UNESP, campus Bauru ), Samanta Ferreira (Graduanda do curso de Licenciatura em Física, UNESP Bauru) , Rosa Maria Fernandes Scalvi (Departamento de Física. Faculdade de Ciências. UNESP/Bauru)
Rosa M. Fernandes Scalvi (Departamento de Física/ Faculdade de Ciências/ UNESP-Bauru), (Observatório Didático de Astronomia Lionel Andriatto/UNESP-Bauru), Bianca Gellacic (Departamento de Física/ Faculdade de Ciências/ UNESP-Bauru), (Observatório Didático de Astronomia Lionel Andriatto/UNESP-Bauru), Henrique N. Nobile (Departamento de Física/ Faculdade de Ciências/ UNESP-Bauru), (Observatório Didático de Astronomia Lionel Andriatto/UNESP-Bauru), Rodolfo Langhi (Departamento de Física/ Faculdade de Ciências/ UNESP-Bauru), (Observatório Didático de Astronomia Lionel Andriatto/UNESP-Bauru), Sebastião Acácio M. da Silva (Instituto de Pesquisas Meteorológicas/UNESP-Bauru/)
Thiago Vareiro Valério (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/Instituto de Física), Hamilton Perez Soares Corrêa (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/Instituto de Física)
Camila Gabriela de Melo Silva (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais/ Departamento de Física e Química/ Curso de Licenciatura em Física), Adriana Gomes Dickman (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais/ Mestrado um Ensino de Ciências e Matemática), Peter Leroy (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais/ Museu de Ciências Naturais – PUC Minas/ GAIA)
Alaíne Gomes (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE/ Departamento de Física), Ricardo Yoshimitsu Miyahara (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE/ Departamento de Física)
Alessandra Lisboa da Silva (Centro de Ensino Médio 09 Ceilândia), Marcos Paulo Barbosa (Centro de Ensino Médio 09 Ceilândia), Bruno Souza Lima (Universidade de Brasília)
Alexandre Bagdonas (Programa Interunidades em Ensino de Ciências, Universidade de São Paulo), Vitor Fabrício (Programa Interunidades em Ensino de Ciências, Universidade de São Paulo), Ivã Gurgel (Instituto de Física, Universidade de São Paulo), André Noronha (Programa Interunidades em Ensino de Ciências, Universidade de São Paulo), Felipe Velasquez (Programa Interunidades em Ensino de Ciências, Universidade de São Paulo)
Ana Paula de Oliveira (Escola de Artes, Ciências e Humanidades – USP)
Anderson Giovani Trogello (Polo Astronômico Casimiro Montenegro Filho), Marcos Cesar Danhoni Neves (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), Rodolfo Langhi (UNESP)
Arthur Alencastro Puls (UFRGS/Departamento de Astronomia), Eliza Dias (Colégio Odila Gay da Fonseca), Daniela Borges Pavani (UFRGS/Departamento de Astronomia)
Arthur Vinícius Resek Santiago (Programa Interunidades de Ensino de Ciências/USP), Jesuína Lopes de Almeida Pacca (Instituto de Física/USP)
Bianca Gellacic (UNESP), Rosa Maria Fernandes Scalvi (UNESP), Thelma Grava (E.E. Professor Christino Cabral)
Catharine Stimer (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE/ Departamento de Física), Ricardo Yoshimitsu Miyahara (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE/ Departamento de Física)
Dieinifer Camargo Zoroteo (Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus Medianeira), Marina Cruz (Universidade Tecnológica Federal do Paraná–Campus Pato Branco), Tina Andreolla (Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus Pato Branco)
Felipe Conrado Fiani Felipe de Sousa (Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Departamento de Física, UNESP, campus Bauru), Rodolfo Langhi (Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Departamento de Física, UNESP, campus Bauru), Glaucia Maria da Silva (Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Departamento de Física, UNESP, campus Bauru)
Heliomárzio Rodrigues Moreira (IFCE/GEPAC), Mairton Cavalcante Romeu (IFCE/GEPAC), Álvaro Galhardo Oliveira de Moura (SEDUC-CE/GEPAC)
Jan Torres Lima (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), Daniela Pavani (Universidade Federal do Rio Grande do Sul/Departamento de Astronomia/Instituto de Física)
Leiana Camargo (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo), Vicente Pereira Barros (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo), Thiago Pereira Nascimento Gomes (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo), Ariane Braga de Oliveira (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo)
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo,
Néstor Camino (Complejo Plaza del Cielo – CONICET – Facultad de Humanidades y Ciencias Sociales UNPSJB)
Paquisa Melo de Oliveira Pereira (Universidade Estadual de Feira de Santana/Física/Escola Estadual Carmem Andrade Lima), Mirco Ragni (Universidade Estadual de Feira de Santana/Departamento de Física), Paulo César da Rocha Poppe (Universidade Estadual de Feira de Santana/Departamento de Física)
Saladina Amoedo Athayde (Universidade Estadual da Feira de Santana/Física/Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães), Marildo Geraldete Pereira (Universidade Estadual da Feira de Santana/Física/), Mirco Ragni (Universidade Estadual da Feira de Santana/Física/)
Suzete Aparecida Bofi (Professora de Ciências, Coordenadora Pedagógica do NRE de Umuarama-PR), Otávio Akira Sakai (Professor Doutor o Instituto Federal do Paraná – Umuarama)
Tassiana Fernanda Genzini de Carvalho (Universidade de São Paulo/Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências), Jesuína Lopes de Almeida Pacca (Universidade de São Paulo/Instituto de Física)
Adriana Oliveira Bernardes (Universidade Federal de Juiz de Fora)
Aline Sasso (Federal/Química/UTFPR), Tina Andreolla (Federal/Física/UTFPR), Rafael Magalhães (Federal/Engenharia da Computação/UTFPR), Léo Vitor Peron (Federal/Técnico em Agrimensura/UTFPR)
Álvaro Becker da Rosa (Universidade de Passo Fundo/Depto.de Física), Alisson Giacomelli (Alisson Giacomelli, Escola San Patrick), Armando Foscarin Neto (Universidade de Passo Fundo/Curso de Física), Patrick Alves Vizzotto (Universidade de Passo Fundo/Curso de Física), Caroline Maria Ghiggi (Universidade de Passo Fundo/Curso de Física).
Ana Melissa Lenquistt Coelho 1(), Iza Maria de Oliveira Ferreira 2(), Maria de Lourdes Lenquist da Rocha 3(), Silvana Elias da Silva4(), Ticiane Calixto Oliveira Pereira 5(). (Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Ilha Solteira, SP / Escola Municipal de Educação Fundamental “Aparecida Benedita Brito da Silva”)
Camila Maria Sitko (Universidade Estadual do Centro-Oeste/Departamento de Física), Ricardo Yoshimitsu Miyahara (Universidade Estadual do Centro-Oeste/Departamento de Física)
Camila Pires de Araujo Merlo (Escola de Artes, Ciências e Humanidades – USP), Rui Manoel de Bastos Vieira (Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá – UNESP), Luis Paulo Piassi (Escola de Artes, Ciências e Humanidades – USP)
Daiana Pellenz (Escola Estadual de Ensino Fundamental Dr. Renato Del Mese), Odilon Giovannini (Universidade de Caxias do Sul, CCET)
Danylo S. Garcia (Mestrando do programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências da UFMS) e Hamilton P. S. Corrêa (Docente do Instituto de Física e do programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências da UFMS)
Fabiola Xavier Luz (Universidade de São Paulo/ Escola de Artes, Ciências e Humanidades/ ), Ana Paula de Oliveira (Universidade de São Paulo/ Escola de Artes, Ciências e Humanidades/)
Fernando Custodio Cerqueira Campos (Universidade Federal de Itajubá/Departamento de Física e Química), Adhimar Flávio Oliveira (Universidade Federal de Itajubá/Departamento de Física e Química), João Ricardo Neves da Silva (Universidade Federal de Itajubá/Departamento de Física e Química), Agenor Pina da Silva (Universidade Federal de Itajubá/Departamento de Física e Química), Newton de Figueiredo Filho (Universidade Federal de Itajubá/Departamento de Física e Química)
Gabriel W. Martell (Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)), Márcia M. Lucchese (Universidade Federal do Pampa (Unipampa)), Daniela B. Pavani (Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS))
Josiane Rodrigues dos Santos (Universidade Tecnológica Federal do Paraná/Damat), Tina Andreolla (Universidade Tecnológica Federal do Paraná/Damat)
Leandro Neudi Raimundi (UNESP – Rio Claro/ IGCE), Nelson Callegari Jr (UNESP – Rio Claro / IGCE / DEMAC)
Michel Corci Batista (Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR-CM / Departamento de Física), Fernanda Peres Ramos (Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR-CM / Departamento de Engenharia Ambiental), Larissa Leite (Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR-CM / Departamento de Engenharia Eletrônica ), Erick Yoram Guelbert (Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR-CM / Departamento de Engenharia Eletrônica )
Mônica Sayuri Kitagawa (C.E.E.C; Colégio Pedro II), Sandro Soares Fernandes (Colégio Pedro II, UFRJ – IF)
Néstor CAMINO , Cristina TERMINIELLO, Marianela ZANINETTI, Mariana FERRARI, Camila RODRÍGUEZ, Horacio PEHUÉN
Marcio Malacarne 1(), Danilo Croce 1(), Estevão Prezentino Sant’anna 1(), Jonathan P. Janjacomo 1(), José Miranda 1(), Júlio Xavier Valle 1(), Lya Lugon 1(), Mareana de Oliveira 1(), Mário N. De Prá 2(), Paula B. Zanotelli 1(), Priscilla Regis 1(), Sandro R. De Souza (ON/Departamento de Astronomia).
Ricardo Francisco Pereira (Universidade Estadual de Maringá/Departamento de Física), Michel Corci Batista (Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campo Mourão/Departamento de Física)
Rodolfo Langhi (Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Departamento de Física, UNESP, campus Bauru), Janer Vilaça (Polo Astronômico Casimiro Montenegro Filho, Fundação PTI/BR, Foz do Iguaçu)
Tairine L. D. Machado (UFMS/ Instituto de Física/mestranda do programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências) e Hamilton P. S. Corrêa (UFMS/ Instituto de Física/docente do programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências)
Adriano Bernardo Moraes Lima (Instituto Federal Catarinense / Campus Videira), Cristiane A. Fontana Grümm (Instituto Federal Catarinense / Campus Videira), Paola dos Santos Balestieri (Instituto Federal Catarinense / Campus Videira)
Andréia Spessatto de Maman (Centro Universitário UNIVATES/CETEC), Sônia Elisa Marchi Gonzatti (Centro Universitário UNIVATES/CETEC), Eliana Fernandes Borragini (Centro Universitário UNIVATES/CETEC), Werner Haentinger (Centro Universitário UNIVATES/CETEC), Maicon Ferreira (Centro Universitário UNIVATES/Graduando de Engenharia Mecânica)
Ariane Braga Oliveira (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – campus Itapetininga), Alberto Dario Moreau (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – campus Itapetininga), Vicente Pereira de Barros (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – campus Itapetininga), Daniel Fernando Bovolenta Ovigli (Departamento de Educação em Ciências, Matemática e Tecnologias/Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação/Universidade Federal do Triângulo Mineiro)
Camila Barel (Universidade Federal do Rio Grande do Sul/Instituto de Física), Talita Feijó (Universidade Federal do Rio Grande do Sul/Instituto de Física), Daniela Pavani (Universidade Federal do Rio Grande do Sul/Instituto de Física)
Coty Tatge (University of Wyoming (USA)), Stephanie J Slater (CAPER Center for Astronomy & Physics Education Research (USA)), Timothy F. Slater (University of Wyoming (USA))
Diego Aparecido Carvalho Albuquerque (Universidade de Sorocaba), Ademir Ederson Aparecido Giraldelli (Universidade de Sorocaba)
Jéssica Mayara Eidam (Universidade Estadual de Ponta Grossa), Amauri José da Luz Pereira (Observatório Astronômico e Planetário do Colégio Estadual do Paraná), Ana Caroline Pscheidt (Parque Newton Freire Maia),
Anisio Lasievicz (Parque Newton Freire Maia), Bertoldo Schneider (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), Emilio Merino de Paz Júnior (Sociedade de Astrônomos Amadores – UFPR), Irineu Mazzaro (Universidade Federal do Paraná),
Jeremias Borges da Silva (Universidade Estadual de Ponta Grossa), Lauro Luis Samojeden (Universidade Federal do Paraná), Leandro JoséBossz Schip (Parque Newton Freire Maia),
Lucas Pysklyvicz (Sociedade de Astrônomos Amadores – UFPR), Lucieli Rossi (Sociedade de Astrônomos Amadores – UFPR), Mário Sérgio de Freitas (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), Rodolfo Luiz Patyk (Universidade Tecnológica Federal do Paraná),
Sílvia Helena Soares Schwab (Universidade Federal do Paraná), Rafael Gama Vieira (Parque Newton Freire Maia), Vitor Chiandotti (Sociedade de Astrônomos Amadores – UFPR), Marcelo Emilio (Universidade Estadual de Ponta Grossa)
João Eduardo de Souza da Fonseca (Grupo de Astronomia M-104 – “Los Sombreros” Rio Claro – SP), Leonardo Borzani Rossi (), Mirian Castejon Molina (Grupo de Astronomia M-104 – “Los Sombreros” Rio Claro – SP)
José Felipe Ferrarresso Jr. (Fedral/Química/UTFPR), Maurício Dapont (Federal/Engenharia Elétrica/UTFPR), Tina Andreolla (Federal/Física/UTFPR)
Leandro Kerber (UESC/Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas), Jules Soares (UESC/Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas), Milton Schivani (UESC/Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas)
Leandro Kerber (Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Departamento de Ciencias Exatas e Tecnológicas), Jules Batista Soares (Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Departamento de Ciencias Exatas e Tecnológicas), Flavia Cristina de Mello (Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Departamento de Ciencias Exatas e Tecnológicas)
Iohanna Elizabeth Beckers (Polo Astronômico Casimiro Montenegro Filho), Anderson Giovani Trogello (Polo Astronômico Casimiro Montenegro Filho), Josefa Lídia Costa Pereira (Universidade Federal de Santa Maria)
Marcos Daniel Longhini (Universidade Federal de Uberlândia / Faculdade de Educação), Alejandro Gangui (Universidade de Buenos Aires / Instituto de Astronomia e Física do Espaço)
Marta de Souza Rodrigues (Mestranda do Programa Interunidades em Ensino de Ciências/Universidade de São Paulo), Cristina Leite (Universidade de São Paulo/Instituto de Física)
Peter Leroy (Grupo de Astronomia e Astrofísica (GAIA)/Museu de Ciências Naturais/Pontifica Universidade Católica de Minas Gerais), Bruna Braga Dias (Grupo de Astronomia e Astrofísica ( GAIA)/Museu de Ciências Naturais/Pontifica Universidade Católica de Minas Gerais)
Rodolfo Langhi (Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Departamento de Educação, UNESP, campus Bauru), Roberto Nardi (Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Departamento de Educação, UNESP, campus Bauru)
Rodolfo Langhi (Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Departamento de Física, UNESP, campus Bauru), Janer Vilaça (Polo Astronômico Casimiro Montenegro Filho, Fundação PTI/BR, Foz do Iguaçu)
Sandra Moura Dias (UFF-RJ/SEEDUC-RJ)
Valéria Alves da Costa (Instituto Federal do Piauí/Licenciatura em Física), Iracema da Costa Pimentel (Instituto Federal do Piauí/Departamento de Extensão)
Simone Pinheiro Pinto (Museu Ciência e Vida/Fundação CECIERJ), Iviling Leal Meloni (Museu Ciência e Vida/Fundação CECIERJ), Pedro Henrique Bonini da Silva (Museu Ciência e Vida/Fundação CECIERJ) , Carolina de Assis Costa Moreira (Museu Ciência e Vida/Fundação CECIERJ), Bruno Moreira Soares Medeiros (Museu Ciência e Vida/Fundação CECIERJ).