III SNEA – Atas – Comunicações em painéis

ESTUDO DA RADIAÇÃO SOLAR POR MEIO DE PLACAS SOLARES: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE PRÁTICA PARA O ENSINO MÉDIO (TCP68)

Autores:

Gabriel W. Martell(Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)), Márcia M. Lucchese(Universidade Federal do Pampa (Unipampa)), Daniela B. Pavani(Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS))

Palavras-Chave:

radiação; autossustentável; energia; aprendizado.

O presente trabalho tem por objetivo apresentar o projeto “Estudo da Radiação Solar por meio de Placas Solares: Uma Proposta de Atividade Prática para o Ensino Médio”, inspirado nos já tradicionais experimentos desenvolvidos para estudo da radiação solar. Buscamos, através da aplicação prática de conceitos fundamentais em astronomia, desenvolver um sistema autossustentável energicamente a partir do qual discutiremos a relação entre a energia emitida pelo Sol e a energia que chega à Terra, destacando o princípio de conservação de energia, as atenuações ocorridas na atmosfera terrestre e as transformações de energia necessárias para o funcionamento dos demais equipamentos que comporão o experimento. O projeto está sendo desenvolvido pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa) em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), através do Programa de Extensão “Observatório Educativo Itinerante”. Será utilizado como base um suporte (uma casa de bonecas) com uma placa solar reajustável em seu topo, para absorção da radiação solar. Medindo a corrente elétrica produzida (com um multímetro), poderemos estudar a insolação solar (com a placa fixa e após reajustes consecutivos) e sua relação com latitude. O trabalho está sendo desenvolvido em 4  etapas: (i) estudo sobre radiação solar e placas solares; (ii) construção do suporte e instalação dos diferentes equipamentos internos; (iii) estudo da radiação solar da forma tradicional (sem placas solares) por alunos do ensino médio de uma escola pública de Porto Alegre e de Bagé e, finalmente, (iv) estudo da radiação solar por meio de placas solares. Como resultado deste trabalho apresentaremos uma sequência didática onde os  conceitos de energia (térmica, elétrica, mecânica), circuitos elétricos, absorção de energia e materiais condutores estejam integrados. Nosso objetivo é promover um aprendizado onde, a partir de uma abordagem dialógica, saberes e conhecimentos trabalhados mostrem-se conectados com as experiências cotidianas dos estudantes.