III SNEA – Atas – Comunicações em painéis

UTILIZAÇÃO DE UMA ESFERA CELESTE DIDÁTICA PARA EXPLICAR AS COORDENADAS ALTAZIMUTAL E EQUATORIAL CONECTADA AO MOVIMENTO APARENTE DA ESFERA CELESTE (TCP70)

Autores:

Leandro Neudi Raimundi(UNESP – Rio Claro / IGCE), Nelson Callegari Jr(UNESP – Rio Claro / IGCE / DEMAC)

Palavras-Chave:

Esfera celeste didática; ensino de astronomia.

Na tentativa de trazer o lúdico e o concreto para o ensino de Astronomia, buscamos propor uma aula para relacionar as coordenadas altazimutal e equatoriais com o movimento aparente da esfera celeste tomado no referencial do plano horizontal.  Para isso elaboramos a construção de uma esfera celeste didática (E.C.D.) que é feita de duas semiesferas de acrílico juntas, que juntamente com um Globo Terrestre simples, se torna uma importante ferramenta para exemplificar e conectar essas coordenadas com o movimento aparente da esfera celeste. Assim, pretende-se esclarecer conceitos básicos sobre tais sistemas de coordenadas associando ao movimento da esfera celeste por meio desta (E.C.D.) e a utilizando como uma plataforma de desenho prática e tridimensional, tornado assim a aula mais dinâmica e didática. Visando empregar todo conhecimento assimilado numa elucidação a partir do horizonte local e observável na prática cotidiana criando assim inúmeras possibilidades para inferir o conhecimento passo a passo.