III SNEA – Atas – Comunicações em painéis

Elaboração de material para ensino de Astronomia para deficientes visuais: o caso das Supernovas (TCP39)

Autores:

Alaíne Gomes(UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE/ Departamento de Física), Ricardo Yoshimitsu Miyahara(UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE/ Departamento de Física)

Palavras-Chave:

Astronomia para Deficienciate Visual; Supernovas; Material Didático Tátil.

Com a inclusão de alunos portadores de necessidades especiais no ambiente escolar da rede regular prevista pela Constituição Federal de 1988 e pela LDB na lei 9.394/96, são necessárias novas ferramentas que auxiliem na aprendizagem, tanto de alunos com deficiência, quanto os nãos deficientes. No caso de alunos com deficiência visual a elaboração de materiais didáticos adaptados acaba sendo necessária a constituição de materiais palpáveis (táteis) para que os mesmos assimilem e compreendam o conteúdo. Por outro lado, o ensino de astronomia requer que os alunos tenham uma capacidade de abstração elevada e os professores devem usar esquemas e figuras para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem.  Porém, Com a elaboração de materiais em 3D que apresentam texturas diferentes, o ensino de astronomia se torna palpável para todos os estudantes. Este trabalho teve como objetivo a confecção de materiais adaptados para o ensino de Supernovas tipo II para facilitar a aprendizagem de alunos com deficiência visual. O processo da formação de Supernovas tipo II ocorre em estrelas que possuem a sua massa igual ou superior a 10 vezes a massa solar. Essas estrelas, no final de sua evolução, entram em colapso e explodem formando uma Supernova do tipo II. Os materiais produzidos nesse trabalho relatam todas as etapas que uma estrela passa ao sair da sua sequência principal, passando por sua explosão e chegando até o momento da formação da Supernova. A diferença na constituição dos materiais serve para que os estudantes com deficiência visual compreendam este processo por meio do tato, produzindo uma compreensão sobre o processo estudado, dando oportunidades para que estes alunos possam “enxergar” o ensino de astronomia.