III SNEA – Atas – Comunicações em painéis

A CONTEXTUALIZAÇÃO DA ESTRUTURA E EVOLUÇÃO ESTELAR NO ENSINO DA TERMODINÂMICA COMO FERRAMENTA MOTIVADORA DOS ALUNOS (TCP51)

Autores:

Jan Torres Lima(Universidade Federal do Rio Grande do Sul), Daniela Pavani(Universidade Federal do Rio Grande do Sul/Departamento de Astronomia/Instituto de Física)

Palavras-Chave:

Astronomia; Estrutura e Evolução Estelar; Termodinâmica.

É possível encontrar na literatura diversos trabalhos voltados ao ensino de astronomia. Entretanto, observamos que a grande maioria não tem por objetivo discutir e/ou propor abordagens didáticas desenhadas para as aulas de física no ensino médio. A partir de uma revisão na literatura, verificamos que o ensino de astronomia na esfera formal ainda carece de iniciativas que difundam este importante conteúdo do ensino de ciências. Segundo alguns autores, não existe um currículo focado no ensino de astronomia, e isto muitas vezes resulta em dificuldades dos professores(as) de ensinar ou aprendê-la, na propagação de erros conceituais, no reforço das concepções alternativas, ou no uso de mitos e crenças para explicação de fenômenos astronômicos. A falta de tempo de planejamento e, muitas vezes, de um conhecimento mais aprofundado no tema, tornam-se obstáculos para que os(as) professores(as) realizem a transposição didática de conceitos astronômicos às suas práticas de sala de aula. Partindo destas premissas, buscamos apresentar uma nova proposta para o ensino de física. Utilizar o estudo da estrutura e evolução estelar como ferramenta motivadora para os alunos aprenderem os conteúdos da termodinâmica. Esta proposta é um projeto do Mestrado Profissional de Ensino de Física, cujo trabalho final consiste na elaboração de produto educacional voltado para sala de aula. Para concretização deste objetivo, estamos desenvolvendo materiais Potencialmente Significativos, consistindo em apresentações, planos de aula e materiais didáticos para os(as) alunos(as), a serem aplicados entre os meses de setembro e dezembro de 2014. A intenção é que eles sejam facilmente aplicáveis pelos(as) professor(as) nas aulas de termodinâmica. Entretanto, em momento algum se busca substituir os conteúdos programáticos do currículo de física do ensino médio. Como resultados, esperamos propor uma abordagem didática para a astronomia que enriqueça as aulas de física do ensino médio, motive os alunos e traga mais significados às teorias da física. Acreditamos que motivando os(as) alunos(as) estaremos contribuindo para ocorrência de uma das condições essenciais da Aprendizagem Significativa de Ausubel, que é predisposição dos(as) alunos(as) em aprender.