III SNEA – Atas – Comunicações em painéis

II NOITE ASTRONÔMICA DOS QUARTOS ANOS DA EMEF “ABBS” (TCP61)

Autores:

Ana Melissa Lenquistt Coelho, Iza Maria de Oliveira Ferreira(), Maria de Lourdes Lenquist da Rocha(), Silvana Elias da Silva(), Ticiane Calixto Oliveira Pereira().

Palavras-Chave:

noite astronomia; oficinas; telescópio.

Visando a participação dos alunos na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, a qual tem por objetivos fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia, Astronáutica e ciências afins de forma lúdica e cooperativa; a EMEF “ABBS” contempla em seu planejamento tais temáticas. Apesar da proposta pedagógica ser rica em conteúdo teórico e prático, foi percebido a necessidade de explorar de forma inovadora a vivência junto aos alunos. Este trabalho visou explorar em oficinas práticas o conteúdo trabalhado em sala de aula. A atividade intitulada “II Noite Astronômica” consistiu-se em um acantonamento na própria escola, onde cinco oficinas foram realizadas, sendo elas: 1º) Sistema Solar em escala de volume 3D; 2º) Distâncias das órbitas dos planetas em escala; 3º) Relógio Estelar – Montagem e uso; 4º) Observação do céu noturno; e 5º) Montagem de um foguete 3D; e como atividade de encerramento foi efetuado um Caça Tesouro Cósmico. Participaram da atividade 65 alunos dos quartos anos de um total de 75. Durante a execução das atividades, foi possível verificar o engajamento dos alunos com a constatação da imensidão do Sistema Solar; a observação do comportamento extremamente regular da esfera celeste em seu aparente giro diário ao redor do eixo da Terra; observação do céu noturno a olho nu, a localização das constelações Órion e Cruzeiro do Sul e o uso de telescópios para observar os planetas Júpiter e Marte. O resultado positivo do trabalho foi constatado nos resultados da prova da OBA, onde dos 65 alunos que participaram das atividades 60% obtiveram notas entre 8 a 10. Assim, pode-se considerar que esse tipo de abordagem é fundamental para a aquisição de conhecimentos e vivências agregando valor aos conteúdos trabalhados, repercutindo em melhor desempenho dos alunos.