III SNEA – Atas – Comunicações em painéis

UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR NO ENSINO DE FÍSICA E MATEMÁTICA POR MEIO DA ASTRONOMIA (TCP14)

Autores: 

Zenaide Inês Bertol(Universidade Tecnológica Federal do Paraná/Departamento Acadêmico de Física),(Secretaria de Educação do Estado do Paraná/Colégio Estadual Costa Viana), Marcos Antônio Florczak(Universidade Tecnológica Federal do Paraná/Departamento Acadêmico de Física)

Palavras-Chave: 

Astronomia; Ensino de Física; Gravitação; Medidas do sistema solar.

Essa pesquisa teve como objetivo produzir um material didático para ser utilizado por professores, como apoio, na preparação das aulas, no Ensino Médio, ao abordar o tema Astronomia. Nessa abordagem procura-se situar os conteúdos estudados, explorando o fato de que os saberes adquiridos pelos homens, desde as mais remotas eras, são interdisciplinares, especialmente no caso da Astronomia e da Matemática. Evidencia-se isso, principalmente, nas primeiras estimativas de medidas realizadas entre Sol-Terra-Lua, nas leis de Kepler e na lei da Gravitação Universal. Para atingir o objetivo, foi realizada uma pesquisa bibliográfica com diversos autores, assim como se consideraram as dificuldades encontradas ao utilizar os livros didáticos disponíveis. Concluído o material didático, o mesmo foi disponibilizado para um grupo de professores de Física da Rede Pública do Estado do Paraná, para análise. Sobre a sua aplicação em sala de aula a expectativa era de que, além de propiciar conhecimento sobre Astronomia, despertasse o interesse dos alunos em continuar pesquisando sobre o tema e que os levasse a compreender a relação entre a Física e a Matemática. Toda a pesquisa e a elaboração do material didático foi realizada no decorrer do primeiro ano de participação no Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) da Secretaria de Educação do Estado do Paraná. Os resultados preliminares indicam boa aceitação do material didático por parte dos professores. A boa expectativa em relação aos alunos, até o momento, também se confirma. Alguns ajustes referentes às atividades propostas estão sendo realizados, com o intuito de adequar o material à realidade atual da escola.