III SNEA – Atas – Comunicações em painéis

ASTRONOMIA DE POSIÇÃO COM INSTRUMENTOS DE NAVEGAÇÃO RUDIMENTARES (TCP50)

Autores:

Heliomárzio Rodrigues Moreira(IFCE/GEPAC), Mairton Cavalcante Romeu(IFCE/GEPAC), Álvaro Galhardo Oliveira de Moura(SEDUC-CE/GEPAC)

Palavras-Chave:

astronomia de posição; instrumentos; navegação.

Este trabalho descreve a montagem e a utilização em aulas de instrumentos usados na navegação e agrimensura medievais, tais como: astrolábio, balestilha, kamal, gnomon e relógio de sol. Foi ministrado um minicurso de astronomia básica com professores e alunos de Ensino Médio e, de início, apresentadas noções de esfera celeste e o entendimento da dinâmica celeste pelos antigos, sendo complementado com conceitos de coordenadas horizontais, desse modo contextualizando o uso dos instrumentos citados. Com o intuito de utilizar a socialização dos participantes, trazendo o conhecimento da zona de desenvolvimento proximal para a real, segundo Vygotsky, a turma é dividida em equipes que são orientadas na construção de um gnomon para a determinação dos pontos cardeais com base nas noções apresentadas no início do curso. Dando sequência, as equipes construíram os instrumentos a partir de um kit distribuído previamente e, em aulas práticas, foram distribuídas tarefas e desafios para a realização de medidas de ângulos, determinações de alturas e distâncias de objetos predeterminados e finalmente distâncias angulares entre estrelas e suas alturas com relação ao horizonte ou distâncias zenitais. Finalmente, as equipes apresentaram seus resultados, mostrando as dificuldades e aperfeiçoamentos, confrontando dados e tirando conclusões para, em seguida, mostrarem o que aprenderam sobre a dinâmica celeste. Os resultados alcançados mostram a viabilidade do uso desses instrumentos para o ensino da astronomia, contribuindo para uma melhor compreensão dos fenômenos referentes aos movimentos celestes.