III SNEA – Atas – Comunicações em painéis

A OBSERVAÇÃO DO CÉU: DA HISTÓRIA PARA ENTENDER O ENSINO DENTRO DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL (TCP57)

Autores:

Tassiana Fernanda Genzini de Carvalho(Universidade de São Paulo/Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências), Jesuína Lopes de Almeida Pacca(Universidade de São Paulo/Instituto de Física)

Palavras-Chave:

Teoria da Atividade; História da Astronomia; Teoria Histórico-Cultural.

Dentro da teoria histórico-cultural, partimos do pressuposto de que o homem é um ser
social, que se constitui dentro do gênero humano a partir da apropriação da cultura humana,
num processo que se dá dentro de uma atividade, no sentido sugerido por Leontiev, na
Teoria da Atividade. O sujeito, tendo um motivo, entra em atividade, coordenando ações e
operações, na busca da significação social de um objeto, seja material ou ideal. Nessa
perspectiva, pretendemos entender, a partir de uma das histórias da astronomia, como as
relações entre os sujeitos e o objeto, nesse caso, o céu, foi mudando, e portanto adquirindo
novos significados ao longo da nossa história como seres humanos. Assim, propomos uma
abordagem de ensino, partindo da ideia de atividade de ensino, em que se possa trabalhar a
observação do céu, para a superação de um pensamento empírico, em favor de um
pensamento teórico.

Arquivo do Trabalho:

 SNEA2014_TCP57.pdf