III SNEA – Atas – Comunicações em painéis

UNIVERSO ALPHA: “O ESTUDO DA ASTRONOMIA ATRAVÉS DE SOFTWARES” (TCP84)

Autores:

Diego Aparecido Carvalho Albuquerque(Universidade de Sorocaba), Ademir Ederson Aparecido Giraldelli(Universidade de Sorocaba)

Palavras-Chave:

Software Educacional; Ensino de Astronomia; Estratégias Metodológicas Educacionais; Divulgação Científica.

O objetivo central desta pesquisa científica consiste em proporcionar ao educador uma nova ferramenta metodológica para o ensino de Astronomia e despertar o interesse dos alunos por fenômenos astronômicos. A proposta visa o desenvolvimento de uma ferramenta de apoio ao professor para ministrar aulas que tratam do tema de Astronomia. Assim os objetivos específicos do trabalho são compreender fenômenos astrofísicos e cosmológicos através de softwares educativos relacionando o conteúdo em um ambiente virtual que se aproxime do real, como uma proposta de ilustrar o abstracionismo que dificulta o aprendizado. A motivação para esta pesquisa científica surgiu da atual necessidade de materiais didáticos na rede pública para trabalhar tópicos relacionados ao ensino de astronomia. Dentro da área de Ensino de Ciências, diversos trabalhos propõem a utilização de softwares educacionais, criando dessa forma uma relação entre o conteúdo formal com a realidade sociocultural do aluno, priorizando o lúdico. Vivemos atualmente na chamada “Era da Informação” onde o símbolo maior da globalização é, sem dúvida, o computador. O software foi desenvolvido em linguagem de programação C#, flash e animações em 3D. O sistema foi implantado em uma sala de aula de uma escola da rede pública estadual e foram realizadas aulas onde os autores mediaram a relação dos estudantes com o software educacional. Os resultados alcançados são apresentados nesse trabalho.