III SNEA – Atas – Comunicações em painéis

UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DO SISTEMA SOLAR NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL (TCP71)

Palavras-Chave:

Ensino de Astronomia; Ensino Fundamental; Material Didático

O ensino de Astronomia necessita de uma nova metodologia de ensino para ser inserida em sala de aula, em especial no ensino fundamental que é a base da estrutura acadêmica. Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) do ensino fundamental (6º ao 9º ano) de Ciências Naturais mostra aos educadores assuntos que precisam ser abordados sobre o Universo. Entre eles, o Sistema Solar que possui fundamental importância na formação dos alunos, pois a partir dele é possível conhecer-se os planetas, os satélites naturais e os outros astros que o compõem. O processo de aprendizagem significativa, por meio de uma seqüência didática bem estruturada, e com o auxílio de recursos lúdicos que busquem instigar a curiosidade dos alunos, contribui para uma mudança do cenário nacional no ensino da Astronomia. Este trabalho tem como objetivo criar uma proposta de sequência didática para o ensino fundamental com o tema Sistema Solar, justificando-se pela necessidade de uma melhoria nas aulas que envolvem Astronomia que é de fundamental importância para sua formação. Neste trabalho foi feita uma pesquisa bibliográfica que evidenciou a necessidade dessa intervenção. Foi possível verificar o estado da arte do ensino de astronomia nos anos iniciais do ensino fundamental e da utilização de recursos didáticos em sala de aula. Também foi detectada a falta de conhecimento no âmbito da astronomia, por parte dos professores já que este é orientado a discutir astronomia em sala de aula, como proposto pelos PCN. Além deste fato, há uma ausência de material didático para elaboração de aulas mais dinâmicas, assim como os erros que são apresentados nos livros didáticos são aspectos importantes que devem ser considerados. Um desdobramento deste trabalho é a proposição de uma seqüência didática interativa e nela será proposto um jogo didático que incentive o senso crítico e investigativo dos alunos.