A astronomia brasileira tem experimentado um significativo crescimento nas últimas décadas. O trabalho contínuo de vários colegas, que constituíram as diversas diretorias ao longo dos anos, amadureceu e consolidou a atual estrutura da sociedade astronômica brasileira. Apresentamos aqui alguns pontos que consideramos fundamentais não só para a continuidade do trabalho que vem sendo feito mas também para o estabelecimento de novas diretrizes que atendam as necessidades das futuras gerações.
Até então muitas das iniciativas dentro da comunidade foram de natureza isolada, onde pequenos grupos traçam um plano específico de crescimento a médio e longo prazo. No entanto, entendemos que é fundamental que a SAB coordene uma ação juntos aos ministérios responsáveis pelos diferentes aspectos que caracterizam o crescimento da comunidade. Dessa forma, poderemos construir uma visão orgânica com base em todas as iniciativas individuais. O objetivo fundamental desta iniciativa é traçar um plano institucional de inserção dos astrônomos no mercado de trabalho, visto a crescente formação de doutores nesta área.
Nos últimos 15 anos, vários grupos “emergentes” apareceram na comunidade, tanto em universidades públicas, como privadas. Em geral, são grupos pequenos com programas de pós-graduação somente de Mestrado. Cabe à diretoria da SAB realizar um estudo da situação atual dos emergentes e propor uma estratégia de crescimento destes grupos na sentido de torná-los consolidados. Esta estratégia deve necessariamente estar ligada ao desenvolvimento da pós-graduação em astronomia no âmbito nacional.
Queremos estimular atividades que propiciem o crescimento do ensino de astronomia no nível médio, com enfase no docente. Também buscamos avaliar as futuras modificações na educação em ciências no ensino médio e fundamental e fortalecer a comissão de ensino que atualmente atua no âmbito da SAB.
Finalmente, é responsabilidade da SAB iniciar uma discussão ampla sobre o problema da equidade de gênero no ambiente da pesquisa astronômica. Um estudo detalhado deverá ser elaborado junto a especialistas na área, inclusive com seminários realizados durante a Reunião Anual da SAB. O objetivo final é elaborar um documento com ações importantes de fortalecimento da igualdade no local de trabalho, que no devido momento seja incorporado ao estatuto desta sociedade.