III SNEA – Atas – Comunicações em painéis

COMO É O UNIVERSO E QUAL O MEU LUGAR NELE?COLABORAÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA ATRAVÉS DE UM PROGRAMA DE EXTENSÃO (TCP19)

Autores:

Caroline Lacerda dos Santos(UFRGS/Departamento de Física), Daniela B. Pavani(UFRGS/Departamento de Astronomia), Fabiane B. Pavani(Unilasalle)

Palavras-Chave:

Ensino-aprendizagem; Astronomia; Universo.

O presente trabalho consiste no relato de experiências pedagógicas através da participação no Programa de Extensão, do Departamento de Astronomia do Instituto de Física, “Aventureiros do Universo: Universidade + Escola trilhando juntas novos caminhos”. As atividades e sequências didáticas pretendem contribuir na constituição de uma relação entre educador(a) e educando(a) que supere a “educação bancária” na qual o conhecimento é apenas transmitido para o(a) educando(a) e este deve absorver as informações sem questionar. O objetivo do programa é contribuir na transposição didática usando a Astronomia como tema motivador, partindo da ideia de que o Universo não é estático, mas de que está sempre mudando e sua observação envolve a transformação dos seus significados para nós. Trabalhamos a partir três questões maiores: (1) Como é o Universo e qual o meu lugar nele?; (2) O Universo é sempre o mesmo? O que nele muda?; (3) Como eu participo das transformações que ocorrem no Universo? Para tanto, realizamos, em uma escola do município de Porto Alegre/RS, junto a 900 estudantes, oficinas centradas na discussão da questão (1). Contudo, este trabalho apresentará especialmente uma oficina: “Sistema Solar em Escala” na qual os alunos iniciam com um passeio pelo sistema solar onde têm contato com os planetas, suas distâncias e seus tamanhos, para então construírem seu próprio planeta com bolinhas de isopor ou massinha de modelar, montarem um cartaz, conhecido como “tripa”, onde eles escrevem/desenham os planetas nas suas devidas posições e distâncias, enfim temos como objetivo promover maior interação entre os alunos e o conhecimento já existente com o transmitido na própria oficina. Desta forma, verificamos que introduzir a astronomia como tema motivador do processo de ensino-aprendizagem através de atividades concretas proporciona que o(a) aluno(a) queira ir além do seu universo local, aguça sua curiosidade científica, amplia seus conhecimentos promovendo a construção do seu próprio aprendizado.