III SNEA – Atas – Comunicações em painéis

USANDO O SISTEMA TERRA-LUA PARA APRENDER GEOMETRIA DE MANEIRA DIVERTIDA E MOTIVADORA (TCP69)

Autores:

Josiane Rodrigues dos Santos(Universidade Tecnológica Federal do Paraná/Damat), Tina Andreolla(Universidade Tecnológica Federal do Paraná/Damat)

Palavras-Chave:

Geometria; Astronomia; Sistema Terra-Lua; Escala;

Com esse projeto, queremos trabalhar na prática o conteúdo de sistema Terra-Lua, a partir da construção em escala. Levando os alunos a noção do tamanho e distância entre o Planeta Terra e o satélite Lua. Fazendo uma interdisciplinaridade entre Matemática, Física e Arte, levando o aluno a internalizar que o conhecimento não é comparti mentalizado. O projeto será aplicado em vários momentos. Primeiramente, os alunos irão até o campus da Universidade para fazer observação do céu, de modo que se interessem ainda mais sobre o assunto “Astronomia”, de forma a incentiva-los para que pesquisem mais, e consequentemente aprendam mais. A partir daí, começa realmente a aplicação das aulas, que com base em 2 sites os alunos irão fazer uma maquete do sistema Terra-Lua, e assim adquirir conhecimento sobre alguns conceitos matemáticos (geometria) como: escala, volume, perímetro, área, diâmetro, circunferência e ângulos. A aplicação do projeto levará em torno de 8 aulas de 50 minutos. Espera-se com a aplicação desse projeto que os alunos assimilem com maior facilidade, informações referentes a conceitos matemáticos e, a partir dos conteúdos trabalhados em sala de aula, pelo professor, transforme essas informações em conhecimento.