III SNEA – Atas – Comunicações em painéis

UM OLHAR SOBRE O ENSINO DE ASTRONOMIA NA SALA DE AULA DA 5ª SÉRIE/6º ANO (TCP13)

Autores:

Suzete Aparecida Bofi(Núcleo Regional de Educação de Ponta Grossa/2011, participante do Programa de Desenvolvimento Educacional – PDE – Especialista em Ensino de Matemática e Atualmente lotada no NRE de Umuarama – Paraná), Marcelo Emilio(Observatório Astronômico da UEPG)

Palavras-Chave:

Ciências; Astronomia; Material didático; Cursos de capacitação.

A disciplina de Ciências foi reestruturada devido às atuais tendências teóricometodológicas
de pesquisa educacional. Nesse contexto, o Estado do Paraná
realizou discussões sobre as diretrizes curriculares da disciplina que foram
organizadas em cinco conteúdos estruturantes, sendo eles: Astronomia, Matéria,
Energia, Sistemas Biológicos e Biodiversidade. A Astronomia passou a ser parte
integrante da disciplina de Ciências, contudo, não foi considerada nesse momento a
formação dos professores quanto ao tema, nem a realidade das salas de aula.
Através de uma pesquisa qualitativa, usando um questionário de perguntas abertas,
foi realizado um levantamento de dados, durante o “DEB Itinerante/2010 – Professor
Itinerante”. Os resultados obtidos mostram que a maioria dos professores de
Ciências da 5ªsérie/6º ano não possui formação na área de Astronomia. Grande
parte deles se utiliza principalmente do livro didático e apenas uns poucos usam
outros recursos de apoio. O estudo mostrou que os professores estão empenhados
em ensinar o conteúdo de Astronomia, mas é preciso apoio adicional no sentido de
disponibilizar cursos de capacitação para que se possa ensinar a Astronomia de
forma significativa. Propôs-se, então, um “Grupo de estudos no Colégio General
Osório” de Ponta Grossa e, no intuito de subsidiar melhor os professores a partir
deste estudo propôs-se, ainda, a realização do curso de Formação Continuada em
Astronomia do Paraná – FOCAR, pois não basta possibilitar o ensino desse
conteúdo é necessário dar subsídios aos professores para que possam ministrá-lo
satisfatoriamente.

Arquivo do Trabalho:

 SNEA2014_TCP13.pdf