III SNEA – Atas – Comunicações em painéis

ENSINO DE ASTRONOMIA NO ENSINO MÉDIO DA REDE PÚBLICA DE FEIRA DE SANTANA – BAHIA (TCP28)

Autores:

Isabela Marcelina de Oliveira Santos(Graduanda do Curso de Licenciatura em Física da UEFS) e Vera Aparecida Fernandes Martin(Orientadora e docente do Departamento de Física da UEFS, Observatório Astronômico Antares – UEFS)

Palavras-Chave:

Ensino de astronomia; PCN

Os fenômenos astronômicos despertam interesse desde a Antiguidade. A Astronomia é uma das ciências mais antigas e até hoje contribui com o desenvolvimento humano e tecnológico e de acordo com os PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais), o estudante deveria ter contato na educação básica com os conceitos de Astronomia. No Ensino Fundamental é um dos temas estruturadores de Ciências e no Ensino Médio de Física, além de ser conteúdo interdisciplinar podendo ser trabalhado em conjunto com diferentes áreas do conhecimento tais como química, biologia, história e geografia. Neste trabalho procuramos, inicialmente, verificar se os professores de física da rede pública de Feira de Santana ensinam algum conteúdo relacionado à Astronomia em suas aulas e quais são os conteúdos mais trabalhados. Para isso aplicamos um questionário aos professores efetivos, substitutos temporários (PST), REDA e estagiários em Feira de Santana. O trabalho está no início e está em processo uma análise dos questionários mediante as respostas aos mesmos. Serão apresentados os resultados da análise aos questionários e propostas de intervenção para o ensino de Astronomia em sala de aula, conforme aponta os PCN.