III SNEA – Atas – Comunicações em painéis

BRINCANDO COM OS ASTROS E APRENDENDO A LER O MUNDO: JOGOS ASTRONÔMICOS (TCP1)

Autores:

Arthur Alencastro Puls(UFRGS/Departamento de Astronomia), Eliza Dias(Colégio Odila Gay da Fonseca), Daniela Borges Pavani(UFRGS/Departamento de Astronomia)

Palavras-Chave:

cartas; jogo

Apresentaremos o jogo de cartas do tipo “Super Trunfo” desenvolvido para auxiliar na alfabetização científica infanto-juvenil. O mesmo foi resultado da partceria do Programa de Extensão do Departamento de Astronomia/UFRGS, “Aventureiros do Universo”  e uma escola da rede pública do RS, localizada na zona sul de Porto Alegre. Este projeto insere-se dentro de uma proposta de construção de jogos com temática astronômica a serem usados como apoiadores em  processos de ensino-aprendizagem. O jogo foi desenvolvido e utilizado com crianças em processo de alfabetização, sendo posteriormente adaptado para estudantes já alfabetizados. Neste novo contexto pretendemos trabalhar conceitos como “igual a”, “maior que”, “menor que”, além das propriedades físicas dos astros. O baralho divide-se em oito categorias de oito cartas cada, sete categorias reunindo corpos celestes similares e uma com uma miscelânea de corpos não contemplados nas demais. A categoria está designada no topo da carta e tem propósito de identificação do tipo que o corpo celeste que está representado. Logo abaixo, há uma foto ou representação artística do objeto. A parte inferior das cartas contém os dados que serão utilizados durante a atividade. São cinco categorias de dados: massa, distância, magnitude aparente, raio, e ano de descoberta. O modo de jogar é: divide-se as cartas entre os participantes e alguém é indicado para começar, escolhendo uma categoria de dados na sua primeira carta e anunciando seu valor. Quem tiver o maior valor em massa, distância e raio ou o menor valor em magnitude aparente e ano de descoberta fica com todas as cartas avaliadas na rodada e começa a rodada seguinte. Este método reforça certos conceitos como a relação entre o brilho aparente de um objeto com seu tamanho, distância e ano de descoberta, além da similaridade de valores entre objetos de mesma categoria. Apresentaremos, além do “Super Trunfo”, o processo de construção do jogo original e impacto na alfabetização das crianças para as quais foi pensado e aplicado.

Arquivo do Trabalho:

 SNEA2014_TCP1.pdf