III SNEA – Atas – Comunicações em painéis

PAPER TOY DE ASTRONAUTAS: ATIVIDADE LÚDICA DE ENSINO DE ASTRONOMIA PARA CRIANÇAS (TCP63)

Autores:

Camila Pires de Araujo Merlo(Escola de Artes, Ciências e Humanidades – USP), Rui Manoel de Bastos Vieira(Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá – UNESP), Luis Paulo Piassi(Escola de Artes, Ciências e Humanidades – USP)

Palavras-Chave:

Paper toy; Astronomia; Ensino lúdico.

Apresentamos neste trabalho uma proposta de atividade de Astronomia, para as primeiras séries do Ensino Fundamental, pautada na teoria sócio-histórica de Vigotski (2001) e no uso do Paper Toy. Pesquisadores como Caniato (2005), destacam que a Astronomia é um conteúdo altamente motivador e pode ser muito rico e fértil em despertar o interesse pelo seu aprendizado e, que atualmente, a grande atividade espacial tem conhecimentos acumulados em quase todas as áreas da atividade humana. Orientações presentes no PCN (BRASIL, 1997) indicam que conteúdos de Astronomia devam estar presentes na educação básica. Nesse sentido, procuramos estudar como o método de construção de objetos tridimensionais a partir de papel (Paper Toy) pode ser utilizado como ferramenta ludo-didática no ensino de Astronomia a partir da reprodução, pelas crianças, de personagens que retratam renomados astronautas como: Yuri Gagarin, Valentina Tereshkova, Neil Armstrong, Marcos Pontes, entre outros. Entendemos, assim como Kishimoto (2002), que o uso de atividades lúdicas contribui para o desenvolvimento da coordenação motora, da criatividade, assim como no da argumentação dos estudantes. Nesse sentido, por meio da construção dos personagens e a partir de situações-problema, estabelecidas na Zona de Desenvolvimento Imediato dos estudantes, procuramos estabelecer interações sociais assimétricas entre alunos e professor que permitem: abordar conceitos científicos relacionados aos trajes espaciais e à Estação Espacial Internacional; discutir questões de gênero, como a presença de mulheres nas missões espaciais; e contextualizar historicamente as missões espaciais e o desenvolvimento tecnológico decorrente. Como exemplo, podem ser produzidos diferentes trajes (banho, espacial, festa, etc) e discutidos quais ambientes os mesmos devem ser empregados e os respectivos motivos. Atualmente estamos na fase inicial de desenvolvendo das atividades em colaboração com professores da educação infantil e fundamental da rede municipal de Guarulhos.