III SNEA – Atas – Comunicações em painéis

DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA EDUCAÇÃO EM ASTRONOMIA NO BRASIL (TCP34)

Autores:

Rodolfo Langhi (Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Departamento de Física, UNESP, campus Bauru )

Palavras-Chave:

Educação em Astronomia; levantamento bibliográfico; análise de conteúdo; desafios e possibilidades.

A produção acadêmica no âmbito da pós-graduação sobre Educação em Astronomia no Brasil teve seu início em 1973 com a primeira tese que abordou o tema. Desde então, até 2013, um total de 120 pesquisas entre teses e dissertações estão registradas. Centenas de artigos e trabalhos de eventos foram submetidos e avaliados nas últimas décadas. Porém, as problemáticas do ensino da Astronomia no Brasil persistem. Assim, este estudo visa fornecer um panorama da Educação em Astronomia no Brasil e responder aos seguintes questionamentos: Quais são os principais desafios e possibilidades da Educação em Astronomia no Brasil? O que dizem os resultados de pesquisas da área sobre isso? Quais são algumas das potencialidades referentes a atividades desenvolvidas em âmbito nacional para o ensino de Astronomia e a formação docente? A fonte das possíveis respostas a tais perguntas teve como base um levantamento dos resultados das investigações sobre Educação em Astronomia, publicados nos próprios artigos e trabalhos de pós-graduação, mediante uma análise sistemática de seus conteúdos. Elencamos as categorias encontradas e, a partir destes resultados, apresentamos possibilidades de ações a serem tomadas, apesar dos desafios encontrados, sendo alguns destes resultados os seguintes: necessidade de liderança nas ações, fomento exclusivo, objetivos bem definidos, um desfecho final decisivo.