III SNEA – Atas – Comunicações em painéis

INFORMATIVO ASTRONÔMICO OBSERVATIVO (TCP75)

Autores:

Marcio Malacarne(UFES/Departamento de Física), Danilo Croce(UFES/Departamento de Física), Estevão Prezentino Sant’anna(UFES/Departamento de Física), Jonathan P. Janjacomo(UFES/Departamento de Física), José Miranda(UFES/Departamento de Física), Júlio Xavier Valle(UFES/Departamento de Física), Lya Lugon(UFES/Departamento de Física), Mareana de Oliveira(UFES/Departamento de Física), Mário N. De Prá(ON/Departamento de Astronomia), Paula B. Zanotelli(UFES/Departamento de Física), Priscilla Regis(UFES/Departamento de Física), Sandro R. De Souza(ON/Departamento de Astronomia).

Palavras-Chave:

Informativo; Transdiciplinaridade; Sociedade

Um dos grandes problemas de nossa sociedade é falta de interação entre ciências e questões politico-sociais. Embora isto tenha mudado com programas de estimulo a transdiciplinaridade em diversos editais de fomento à pesquisa, ainda há muito a se fazer. Falta nas publicações especializadas um espaço para a discussão da ciência, no caso a Astronomia, integrada à sociedade. O projeto “Informativo Astronômico Observativo” nasceu como uma necessidade de estimular os elos desta corrente que é o pensamento humano, unindo a Astronomia à diversas áreas. Seguindo o conceito de conhecimento livre, que defende a adoção de práticas de pesquisa científica e ensino que priorizem a disponibilização de suas produções de forma aberta nas redes para os diversos públicos – de especialistas a leigos, estimulamos colaboradores à escreverem e usarem aplicativos livres, como Stellarium, GIMP, Scribus e Inkscape, criando no final, um material gráfico com texto atuais. Por exemplo, as edições do Verão, trouxeram os temas calor e chuvas relacionadas as Mudanças Climáticas, a Astronomia e a questões politico-sociais. Usando a astronomia para divulgar temas diversos conseguimos alcançar pessoas que jamais se interessaram por temas específicos e, a partir da leitura do Observativo, são estimuladas a tal. Essa avaliação qualitativa parcial vem sendo feita por meio de questionários fechados multirespostas, baseados em metodologias de investigação em educação.