III SNEA – Atas – Comunicações em painéis

REFLEXÕES SOBRE AS AÇÕES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO EM ASTRONOMIA (TCP95)

Autores:

Rodolfo Langhi (Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Departamento de Física, UNESP, campus Bauru), Janer Vilaça (Polo Astronômico Casimiro Montenegro Filho, Fundação PTI/BR, Foz do Iguaçu)

Palavras-Chave:

Educação em Astronomia; ações nacionais para o ensino da Astronomia; pesquisa bibliográfica; análise de conteúdo.

Neste trabalho, conduzimos uma breve reflexão crítico-ativista sobre a situação vigente da Educação em Astronomia no Brasil, evidenciando a necessidade de tomadas de posição e ações nacionais a respeito, envolvendo as comunidades de astrônomos amadores e profissionais, pesquisadores em ensino de Ciências e a escola. Os resultados deste estudo bibliográfico indicam que as atividades desenvolvidas em âmbito nacional para o ensino de Astronomia ainda são pouco exploradas e consideramos algumas das suas potencialidades e limitações. À base dos dados encontrados com esta investigação bibliográfica, mediante a Análise de Conteúdo, defendemos um modelo de ação nacional que aborda aproximações possíveis entre as comunidades científica, amadora e profissional, seguindo um movimento de sentido contrário à dispersão e pulverização de esforços pontuais destes estabelecimentos e da realização de suas atividades embasadas no senso comum. Por fim, fundamentando-se nestas reflexões sobre as ações de ensino de Astronomia já desenvolvidas em âmbito nacional, apresentamos algumas indicações e caminhos para futuras ações a serem planejadas.