III SNEA – Atas – Comunicações em painéis

ASTROLÚDICA: UMA EXPERIÊNCIA DO ENSINO DE ASTRONOMIA EM UMA ESCOLA PÚBLICA (TCP40)

Autores:

Alessandra Lisboa da Silva(Centro de Ensino Médio 09 Ceilândia), Marcos Paulo Barbosa(Centro de Ensino Médio 09 Ceilândia), Bruno Souza Lima(Universidade de Brasília)

Palavras-Chave:

Ensino de Astronomia; Ludicidade; Olimpíada Científica.

Para facilitar e contribuir com a popularização da ciência, uma escola pública da cidade-satélite de Ceilândia, Distrito Federal, desenvolve desde 2009 o Projeto Olimpíadas CEM09 que objetiva preparar estudantes para olimpíadas científicas. O trabalho relata uma experiência pedagógica do Projeto Olimpíadas CEM09 intitulada “AstroLúdica”, que objetivou motivar a participação dos alunos na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica – OBA – e estimular os estudos dos temas relacionados com a Astronomia, mediante aulas lúdicas, ações colaborativas em grupos, jogos de estratégias e atividades observacionais. As aulas do projeto aconteceram no turno contrário das aulas regulares e inseriram como professores voluntários, alunos e ex-alunos da própria escola e, atuais acadêmicos de Física, proporcionando o despertar docente e aproximando os alunos do ensino médio ao contexto do ensino superior. As aulas do momento “AstroLúdica” foram divididas em 10 aulas, cada uma intitulada como “Missão” e tiveram como temas “Missão 1 – Origem e Universo”, “Missão 2 – A História de Astronomia”, dentre outras “Missões” relacionadas aos estudos de Astronomia. Para as análises dos dados da pesquisa qualitativa e interpretativa foram utilizados registros de uma entrevista coletiva e respostas do questionário Google docs. Aplicou-se o questionário aos alunos participantes da experiência AstroLúdica, com o objetivo de analisar e verificar o perfil dos estudantes, sobre a importância do ensino de Astronomia e da utilização dos recursos didáticos lúdicos nas aulas, como para o aprendizado dos alunos. Os dados analisados apontaram que a AstroLúdica contribuiu e estimulou a participação dos alunos na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, demonstrou que os recursos lúdicos utilizados foram úteis para o aprendizado, e que a aprendizagem colaborativa promoveu transformações no contexto escolar, com jovens trabalhando em grupo e desenvolvendo espírito colaborativo. Para aprimorar as análises dos dados, utilizamos as nuvens de palavras geradas a partir do site Wordle.