III SNEA – Atas – Comunicações em painéis

ASTRONOMIA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA EXPERIÊNCIA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (TCP16)

Autores:

Ana Luísa Simoni(Graduanda em Pedagogia EFLCH – Unifesp), Rui Manoel B. Vieira (Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá – UNESP), Emerson Izidoro dos Santos (Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas – Unifesp)

Palavras-Chave:

Ensino fundamental; Astronomia; Vigotski.

Apresentamos um relato de experiência de ensino de astronomia nas séries iniciais do ensino fundamental desenvolvida no âmbito do Programa de Residência Pedagógica – estágio supervisionado – do curso de Pedagogia da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo (EFLCH-Unifesp). Tal temática, desenvolvida com uma turma de terceiro ano de uma escola da rede municipal de Guarulhos-SP, foi escolhida para realização do trabalho de residência a partir de demanda da professora responsável pela turma. Esse interesse está diretamente ligado ao fato das escolas dessa rede estarem envolvidas com a OBA – Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica.  A OBA é realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) entre alunos de todos os anos do ensino fundamental e médio em todo território nacional. Como forma de colaboração na preparação dos alunos para a OBA propusemos o desenvolvimento de atividades que abordassem aspectos do sistema Terra-Lua como: comparação de tamanho entre o planeta e seu satélite natural, explicação dos fenômenos dia e noite terrestre além das fases da Lua. Apesar do conteúdo de astronomia, as atividades desenvolvidas, numa perspectiva de interação social simétrica e assimétrica (VIGOTSKI, 2001) buscaram articular esse conteúdo com o desenvolvimento de habilidades leitura e interpretação além de diferentes formas de expressão como a produção de textos e desenhos.Como resultado do desenvolvimento das atividades coletamos textos e ilustrações produzidos pelas crianças a partir das discussões realizadas com base nas atividades experimentais e lúdicas dos temas acima citados.