III SNEA – Atas – Comunicações em painéis

EXPLORANDO O UNIVERSO DE JORNADA NAS ESTRELAS NO ENSINO DE E SOBRE CIÊNCIA (TCP15)

Autores:

Alessandra de Souza Teixeira(Instituto Federal de Santa Catarina), Kélen da Silva Xavier(Instituto Federal de Santa Catarina), Felipe Damasio(Instituto Federal de Santa Catarina)

Palavras-Chave:

Natureza da Ciência; Jornada nas Estrelas; Ensino de Física.

Estudos sobre a educação científica têm se fundamentado na ideia de desmistificar a visão
dos estudantes sobre o papel de um cientista na sociedade e como ele atua em seu
ambiente de trabalho. No presente trabalho, é relatado um estudo que procura uma forma
de discutir conteúdos científicos, cujo foco principal é uma educação de, sobre e pela
ciência. Tal estudo ocorre por meio do projeto denominado “Frota Estelar de Araranguá”
incluído no Clube de Astronomia de Araranguá (CA²) vinculado ao Instituto Federal de Santa
Catarina. No presente projeto, apresentamos a proposta de estudar a ficção científica no
ensino de Ciências para a Educação Básica, no qual utilizaremos como recurso a série de
TV intitulada “Jornada nas Estrelas”. A metodologia do projeto, que é executar por meio de
ação de extensão nas escolas de Educação Básica, consiste em quatro diferentes
estratégias instrucionais que são concomitantes. São elas: (i) apresentação e discussão de
episódios de Jornada nas Estrelas, (ii) discussão por meio de aulas expositivas dialogadas,
(iii) exploração de textos escritos especialmente para o projeto que abordam natureza da
ciência e conceitos científicos e (iv) criação de um site educacional sobre a série para ser
usado como material potencialmente significativo para alunos e professores. As ações serão
realizadas por meio de palestras nas escolas e com isso, serão utilizados recursos como
informática (Power Point e vídeos) e data show. O estudo está sendo desenvolvido durante
o ano de 2014 e os indicativos são de que a metodologia do estudo pode despertar a prédisposição
em aprender, pois os alunos não se ausentaram da sala, apesar de ser uma
atividade extracurricular.

Arquivo do Trabalho:

 SNEA2014_TCP15.pdf