III SNEA – Atas – Comunicações em painéis

A PRODUÇÃO DE UM INSTRUMENTO ASTRONOMICO COMO ELEMENTO MOTIVADOR PARA ENSINAR CONCEITOS DE ASTRONOMIA PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II (TCP72)

Autores:

Michel Corci Batista(Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR-CM / Departamento de Física), Fernanda Peres Ramos(Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR-CM / Departamento de Engenharia Ambiental), Larissa Leite(Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR-CM / Departamento de Engenharia Eletrônica ), Erick Yoram Guelbert(Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR-CM / Departamento de Engenharia Eletrônica )

Palavras-Chave:

Astronomia; Ensino; Experimentos didáticos.

A astronomia pode ser considerada um “motor” poderoso o suficiente para despertar a curiosidade pela ciência. Dentre as diferentes maneiras que esse conteúdo pode ser abordado em sala, ressaltamos a importância da produção de atividades experimentais. Nesse processo o professor pode atuar como mediador e os alunos têm a oportunidade de estabelecerem uma relação direta entre teoria e prática, e entre concepções espontâneas e científicas, podendo, assim, ter um aprendizado mais eficaz. Diante desse panorama o presente trabalho teve como objetivo investigar o potencial pedagógico de um instrumento astronômico, o astrolábio, que foi construído por uma turma de 6° ano, composta por 19 alunos do ensino fundamental, em uma instituição de ensino particular na cidade de Maringá – Paraná. Os dados foram coletados durante um curso de astronomia básica para crianças por meio da aplicação de um questionário inicial e do registro das ações dos alunos em um diário de campo, os quais foram analisados à luz da pesquisa qualitativa. Os resultados obtidos nos revelaram indícios de um melhor desempenho por parte dos alunos com relação aos conteúdos de Astronomia básica. Esses dados ainda evidenciam a superação de algumas concepções espontâneas demonstradas pelos alunos a partir de suas experiências pessoais. Tais evidências contribuem para corroborar o aumento na motivação do aluno ao estudar essa ciência por meio de atividades práticas.