III SNEA – Atas – Comunicações em painéis

FORMAÇÃO DE PROFESSORES ATRAVÉS DE UM PROGRAMA DE EXTENSÃO (TCP24)

FORMAÇÃO DE PROFESSORES ATRAVÉS DE UM PROGRAMA DE EXTENSÃO (TCP24)

Autores:

Emanuel Fortes Teixeira(Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul), Daniela Borges Pavani(Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul), Paulo Lima Junior(Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul)

Apresentaremos uma dinâmica voltada à complementação da formação de licenciandos do curso de Física desenvolvida pelo Programa de Extensão do Instituto de Física da UFRGS “Aventureiros do Universo: Universidade + Escola trilhando juntas novos caminhos”. O programa estabelece colaborações com escolas de educação básica e seus(as) professores(as) para o desenvolvimento de abordagens didáticas onde tópicos de astronomia constituem-se como temas motivadores. A colaboração se dá a partir da interação entre os(as) professores(as) e os(as) bolsistas graduandos através do planejamento conjunto das atividades, bem como preparação do material, atuação dos(as) bolsistas em sala de aula – sob orientação e com a presença dos(as) professores(as) responsáveis pelas turmas – , discussão e avaliação da abordagem didática. No presente trabalho serão discutidos os resultados da interação entre  bolsistas do programa, duas professoras e quatro turmas de 6º ano de uma escola pública do ensino fundamental de Porto Alegre/RS sob o ponto de vista da reflexão sobre a ação dos(as) bolsistas no que diz respeito as suas atuações em sala de aula. A partir do tema motivador escolhido pelas professoras, O Sistema Solar, ocorrerão 6 encontros mensais nos quais os(as) bolsistas atuarão diretamente com duas turmas por vez, sendo assim, no período entre junho e novembro de 2014 as mesmas turmas serão visitadas 3 vezes. Em dezembro estas 4 turmas realizarão uma Mostra de Trabalhos onde apresentarão para escola o que foi desenvolvido por eles ao longo do período de interação. Em especial pretendemos discutir um aspecto desta dinâmica voltada à complementação da formação para a docência: a discussão por parte dos(as) bolsistas das suas atuações em cada um dos encontros a partir da análise do discurso deles e dos estudantes das turmas. Para tanto todos os encontros estão sendo filmados.