O MOVIMENTO DO SOL NO CÉU: OS CONHECIMENTOS APONTADOS POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO A PARTIR DE UM REFERENCIAL TOPOCÊNTRICO (CO1) CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA E FILOSOFIA DA UFRB COM RELAÇÃO A TEMAS DE ASTRONOMIA (CO2) OS ENCONTROS BRASILEIROS DE ENSINO DE ASTRONOMIA E SEU PAPEL NA CONSTRUÇÃO DA ÁREA (CO3) CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS E MODELOS MENTAIS SOBRE O MOVIMENTO ANUAL APARENTE DO SOL: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE ESTAÇÕES DO ANO NO PLANETÁRIO DA UFG (CO4) IDÉIAS E QUESTIONAMENTOS SOBRE O SOL: SONDAGENS EM NATAL E OUTRAS CIDADES DO RN (CO5) CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES SOBRE ESTAÇÕES DO ANO – UMA INVESTIGAÇÃO NO CONTEXTO DA EXTENSÃO (CO6) O SISTEMA SOLAR E A ORIGEM DA VIDA NA PERSPECTIVA DE DOCENTES E DISCENTES DO ENSINO FUNDAMENTAL DE ALGUMAS ESCOLAS DA BAHIA (CO7) ENSINO DE ASTRONOMIA NO CONTEXTO DO PIBID: UMA PROPOSTA PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO (CO8) ASTRONOMIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O ESTUDO DO DIA E NOITE A PARTIR DO COTIDIANO (CO9) LEITURA DE IMAGEM DA OBRA “AS PLÊIADES” DE ELIHU VEDDER: RELAÇÕES INTERDISCIPLINARES ENTRE ARTES VISUAIS E ASTRONOMIA (CO10) AS FASES DA LUA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE COSMOGRAFIA DAS DÉCADAS DE 1920 E 1930 (CO11) DETERMINACIÓN DE LA VELOCIDAD DE ROTACIÓN TERRESTRE UTILIZANDO UNA MONTAÑA, UNA ESTRELLA Y UN PLANETA (CO12) ORIENTAÇÃO GEOGRÁFICA E ESPACIAL A PARTIR DE UMA ATIVIDADE DIDÁTICA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO ENVOLVENDO ELEMENTOS ASTRONÔMICOS (CO13) O UNIVERSO AO ALCANCE DAS MÃOS (CO14) APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE CONCEITOS DE ASTRONOMIA POR MEIO DA INCLUSÃO DE ATIVIDADES PRÁTICAS NO ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO DE CASO (CO15) PROPOSTA DE ETAPAS PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA SESSÃO DE CÚPULA PARA PÚBLICO GERAL (CO16) UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE BURACOS NEGROS PARA INTRODUÇÃO DE TEMAS DE ASTRONOMIA NO ENSINO MÉDIO A PARTIR DO TEMA GERADOR LHC (GRANDE COLISOR DE HÁDRONS) (CO17) MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE ASTRONOMIA – PROGRAMA DO IAG-USP (CO18) ENSINO DE ASTRONOMIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL – ANÁLISE DE LIVROS E DOCUMENTOS OFICIAIS (CO19) AVALIAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE NOSSA POSIÇÃO NO UNIVERSO APLICADA A ALUNOS DO ENSINO MÉDIO (CO20) ANÁLISE ICONOLÓGICA DE IMAGENS EM LIVROS PARADIDÁTICOS DE ASTRONOMIA (CO21) ENSINO DE ASTRONOMIA PARA ESTUDANTES COM NECESSIDADES ESPECÍFICAS DA APAE-RJ (CO22) ASTRONOMIA DESENCADEANDO POSSIBILIDADES DIFERENCIADAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS DOS ANOS INICIAIS (CO23) OS 3MP NO ENSINO DE ASTRONOMIA: UMA EXPERIÊNCIA COM LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLOGICAS (CO24) MILITARES VERSUS ASTRÔNOMOS: ESTUDO DO DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO NO IMPERIAL OBSERVATÓRIO DO RIO DE JANEIRO (CO25)
III SNEA – Atas – Comunicações Orais
Marcos Daniel Longhini (Universidade Federal de Uberlândia/ Faculdade de Educação), Hanny Angeles Gomide (Universidade Federal de Uberlândia/ Programa de Pós-Graduação em Educação)
Isaac Silva Santos (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – Licenciatura em Matemática), Maurício da Silva São Pedro (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – Licenciatura em Física), Robenil dos Santos Almeida (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – Licenciatura em Física.), Glênon Dutra (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – Licenciatura em Física)
Paulo Sergio Bretones (Universidade Federal de São Carlos/Departamento de Metodologia de Ensino)
Fernando Roberto Jayme Alves (Universidade Federal de Goiás/Instituto de Estudos Socioambientais/Planetário da UFG), Paulo Henrique Azevedo Sobreira (Universidade Federal de Goiás/Instituto de Estudos Socioambientais/Planetário da UFG)
Auta Stella M. Germano (UFRN/CCET/Departamento de Física Teórica e Experimental), Radma A. R. Freitas (UFRN/CCET/PPGECNM), Jeany E. Silva (UFRN/CCET/Licenciatura em Física), Diego B. Silveira (UFRN/CCET/Licenciatura em Física), Emmanoel M. Silva (UFRN/CCET/Licenciatura em Física), Mackson E. F. Silva (UFRN/CCET/Licenciatura em Física), Rafael P. Nascimento (UFRN/CCET/Licenciatura em Física)
Eliana Fernandes Borragini (Univates/CETEC), Andréia Spessatto De Maman (Univates/CETEC), Sônia Elisa Marchi Gonzatti (Univates/CETEC), Cristine Inês Brauwers (Univates/CETEC), Daniel Benvenutti (Univates/CETEC)
Jociene Oliveira Vitoria Nascimento (Docente da Secretaria de Educação do Estado da Bahia); Ana Carla Peixoto Bitencourt (Docentes do Departamento de Física/Observatório Astronômico Antares – UEFS); Vera Aparecida Fernandes Martin (Docentes do Departamento de Física/Observatório Astronômico Antares – UEFS); Paulo César da Rocha Poppe (Docentes do Departamento de Física/Observatório Astronômico Antares – UEFS); Marildo Geraldête Pereira (Docentes do Departamento de Física/Observatório Astronômico Antares – UEFS)
Clístines Mariano Daniel Merlucci (Licenciando do Instituto de Física USP), Fabíola Ferreira de Almeida (Licenciando do Instituto de Física USP), André Luiz Viana Borges (Licenciando do Instituto de Física USP), Vanessa Nóbrega de Albuquerque (Mestre em Ensino de Ciências da Pós-Graduação Interunidades da USP), Cristina Leite (Universidade de São Paulo/Instituto de Física USP)
Barbara Barboza Lino (Graduanda em Ciências da Natureza/ EACH-USP), Fabiola Xavier Luz (Graduanda em Ciências da Natureza/ EACH-USP), Paula Teixeira Araujo (Mestranda em Estudos Culturais/ EACH-USP), Rui Manoel de Bastos Vieira (Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas – UNIFESP), Luis Paulo Piassi (Escola de Artes, Ciências e Humanidades – USP)
Letícia Laís Ducheiko (Universidade Estadual de Ponta Grossa/ Departamento de Artes), Josie Agatha Parrilha da Silva (Universidade Estadual de Ponta Grossa/ Departamento de Artes), Marcos Cesar Danhoni Neves (Universidade Estadual de Maringá/ Departamento de Física)
Kauê Dalla Vecchia Simó (Universidade de São Paulo/Instituto de Física/Mestrando/Programa Interunidade em Ensino de Ciências), Yassuko Hosoume (Universidade de São Paulo/Instituto de Física)
Néstor Camino (Complejo Plaza del Cielo – CONICET – Facultad de Humanidades y Ciencias Sociales UNPSJB), Damián Assin Simeoni (Colegio Salesiano “San Luis Gonzaga”), Isaac Funes (Colegio Salesiano “San Luis Gonzaga”), Facundo Rigatuso (Colegio Salesiano “San Luis Gonzaga”)
Marcos Daniel Longhini (Universidade Federal de Uberlândia / Faculdade de Educação e Programa de Pós-graduação em Educação), Iara Vieira Guimarães (Universidade Federal de Uberlândia / Faculdade de Educação e Programa de Pós-graduação em Educação), Telma Cristina Dias Fernandes (Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Campus Bauru SP/Programa de Pós- Graduação em Educação para a Ciência da Faculdade de Ciências)
Rosane Corradi Tristão (Planetário de Vitória), Ana Carolina Sampaio Frizzera (Planetário de Vitória), Bruno Rebequi de Brito Santana (Planetário de Vitória)
Marconi Frank Barros (Secretaria de Educação do Estado do Espírito Santo/João Crisóstomo Beleza), Sérgio Mascarello Bisch (Universidade Federal do Espírito Santo)
Radma Almeida de Freitas (Universidade Federal do Rio Grande do Norte/PPGECNM/CCET), Auta Stella de M. Germano (Universidade Federal do Rio Grande do Norte/Departamento de Física), Silvia Calbo Aroca (Universidade Federal do Rio Grande do Norte/Departamento de Física)
ADRIANA OLIVEIRA BERNARDES (UENF – Universidade do Norte Fluminense)
Paulo R. Leme (Mestrando MPEA IAG/USP), Amâncio C. S. Friaça (MPEA IAG/USP)
Elrismar A. G. Oliveira (Doutoranda da Universidade de São Paulo/Instituto de Física), Cristina Leite (Universidade de São Paulo/Instituto de Física)
Thiago Pereira da Silva (Universidade Federal do Espírito Santo/PPGEnFis), Sergio Mascarello Bisch (Universidade Federal do Espírito Santo/PPGEnFis)
Daniel Trevisan Sanzovo (Universidade Estadual de Londrina/Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática), (Universidade Estadual do Norte do Paraná/Campus Jacarezinho/CCHE/Colegiado de Matemática), Carlos Eduardo Laburú (Universidade Estadual de Londrina/Departamento de Física)
Helena Casimiro (Observatório do Valongo / Universidade Federal do Rio de Janeiro), Natália Maia (Observatório do Valongo / Universidade Federal do Rio de Janeiro), Alexandre Lyra (Observatório do Valongo / Universidade Federal do Rio de Janeiro), Rundsthen Vasques de Nader (Observatório do Valongo / Universidade Federal do Rio de Janeiro), Eduardo Folco Capossoli (Colégio Pedro II/Departamento de Física/campus São Cristóvão III), Jose Adolfo S. de Campos (Observatório do Valongo / Universidade Federal do Rio de Janeiro)
Sonia Elisa Marchi Gonzatti (UNIVATES/Centro de Ciências Exatas), Marli Teresinha Quartieri (UNIVATES/Centro de Ciências Exatas), Ieda Maria Giongo (UNIVATES/Centro de Ciências Exatas), Jane Herber (UNIVATES/Centro de Ciências Exatas), Alana Gerhardt (UNIVATES/Centro de Ciências Exatas)
Victor Peres Silva (IFNMG-Campus Salinas), Luciano Adley Costa Castro (IFNMG-Campus Salinas)
CRISTIANE A. FONTANA GRÜMM (Instituto Federal Catarinense / Campus Videira), ADRIANO BERNARDO MORAES LIMA (Instituto Federal Catarinense / Campus Videira), PAOLA DOS SANTOS BALESTIERI (Instituto Federal Catarinense / Campus Videira)