III SNEA – Atas – Comunicações Orais

OS 3MP NO ENSINO DE ASTRONOMIA: UMA EXPERIÊNCIA COM LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLOGICAS (CO24)

Autores:

Victor Peres Silva(IFNMG-Campus Salinas), Luciano Adley Costa Castro(IFNMG-Campus Salinas)

Palavras-Chave:

Astronomia; ensino de ciências; três momentos pedagógicos.

A Astronomia, seguramente, desperta a curiosidade dos estudantes. Na expectativa da
inserção de Astronomia no ensino de ciências, desenvolvemos este trabalho, tendo a
Astronomia como fonte de inspiração científica. Nessa perspectiva, realizamos um minicurso
direcionado para licenciandos em Ciências Biológicas, fundamentado na metodologia dos
três momentos pedagógicos. Na preparação das atividades, buscou-se conhecer os temas
de Astronomia destacados na proposta curricular do Estado de Minas Gerais (CBC) e dos
Parâmetros curriculares Nacionais (PCN). Foram analisadas, inicialmente, as limitações
conceituais dos participantes do minicurso em relação aos temas selecionados e, ao final,
os avanços que obtiveram. Constatou-se que, como relatado na literatura, a Astronomia tem
a potencialidade de ancorar projetos educativos em ciências da natureza.

Arquivo do Trabalho:

 SNEA2014_TCO24.pdf