III SNEA – Atas – Comunicações Orais

CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES SOBRE ESTAÇÕES DO ANO – UMA INVESTIGAÇÃO NO CONTEXTO DA EXTENSÃO (CO6)

Autores:

Eliana Fernandes Borragini(Univates/CETEC), Andréia Spessatto De Maman(Univates/CETEC), Sônia Elisa Marchi Gonzatti(Univates/CETEC), Cristine Inês Brauwers(Univates/CETEC), Daniel Benvenutti(Univates/CETEC)

Palavras-Chave:
Ensino de Astronomia; Estações; Oficinas de extensão

Neste trabalho será apresentada uma das atividades integrantes do projeto de extensão
“Desvendando o céu: Astronomia no Vale do Taquari”, que ocorre no Centro Universitário
UNIVATES. O projeto tem como objetivo principal contribuir para a divulgação da
Astronomia e a expansão do ensino dessa ciência na região do Vale do Taquari. O conjunto
das ações desenvolvidas ocorre no âmbito do ensino não formal, incluindo atividades
voltadas para alunos, professores e comunidade em geral, visando a propiciar melhor
fundamentação teórica e metodológica na área e, ainda, sanar dúvidas dos participantes.
Dentre as oficinas oferecidas, a que trata dos “Fenômenos Astronômicos do Cotidiano” é a
mais procurada, portanto, entende-se que seja pertinente analisar o nível de conhecimento
prévio dos estudantes de ensino fundamental que participaram desta oficina em 2013 e no
início de 2014. Este levantamento foi feito por meio da aplicação de um questionário,
aplicado antes da realização das atividades. Entre as questões destacam-se aquelas que se
referem à(s) causa(s) das estações do ano e a aspectos observacionais. Fica evidente que
os participantes reconhecem aspectos observacionais, como variação da duração dos dias e
das noites ao longo do ano, porém não explicam de forma coerente quais os motivos da
ocorrência das estações do ano nem de que forma interferem na duração dos dias e noites.

Arquivo do Trabalho: