III SNEA – Atas – Comunicações Orais

O MOVIMENTO DO SOL NO CÉU: OS CONHECIMENTOS APONTADOS POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO A PARTIR DE UM REFERENCIAL TOPOCÊNTRICO (CO1)

Autores:

Marcos Daniel Longhini(Universidade Federal de Uberlândia/ Faculdade de Educação), Hanny Angeles Gomide(Universidade Federal de Uberlândia/ Programa de Pós-Graduação em Educação)

Palavras-Chave:

observação do céu; trajetória do Sol; conhecimento de estudantes.

O homem, em épocas remotas, utilizava do céu para se orientar, ou para organizar o tempo.
No campo escolar, o céu é um laboratório gratuito para os entendimentos dos temas
astronômicos, uma vez que esses estabelecem relações diretas com os fatos observáveis
do cotidiano. Este trabalho teve como objetivo investigar que conhecimentos estudantes do
Ensino Médio possuem acerca do movimento do Sol no céu a partir do ponto de vista do
local onde vivem. Foi realizado com 199 estudantes do Ensino Médio, com idades entre
quinze e dezoito anos, em uma escola pública da cidade de Uberlândia/MG. Para atender tal
objetivo, o instrumento utilizado foi um questionário com três situações que versaram,
respectivamente, sobre a variação do horário, posição e trajetória do Sol em diferentes
intervalos de tempo, como: no transcorrer de um dia ou de um ano. Percebemos que a
maioria dos alunos afirma que o horário do nascer e do pôr do Sol varia ao longo de um ano,
e justificaram que tal variação se dá por meio de situações do cotidiano, como as estações
do ano, por exemplo. Um número expressivo de estudantes acredita que as sombras são
formadas em direção oposta à do Sol. Podemos inferir que os alunos carecem de contato
real com a prática e que possuem dificuldades em compreender e até mesmo perceber os
fenômenos cotidianos que ocorrem sobre nossas cabeças.

Arquivo do Trabalho:

 SNEA2014_TCO1.pdf