III SNEA – Atas – Comunicações Orais

O SISTEMA SOLAR E A ORIGEM DA VIDA NA PERSPECTIVA DE DOCENTES E DISCENTES DO ENSINO FUNDAMENTAL DE ALGUMAS ESCOLAS DA BAHIA (CO7)

Autores:

Jociene Oliveira Vitoria Nascimento(Docente da Secretaria de Educação do Estado da Bahia); Ana Carla Peixoto Bitencourt(Docentes do Departamento de Física/Observatório Astronômico Antares – UEFS); Vera Aparecida Fernandes Martin(Docentes do Departamento de Física/Observatório Astronômico Antares – UEFS); Paulo César da Rocha Poppe(Docentes do Departamento de Física/Observatório Astronômico Antares – UEFS); Marildo Geraldête Pereira(Docentes do Departamento de Física/Observatório Astronômico Antares – UEFS)

Palavras-Chave:

Ensino de Astronomia, Educação Básica; Interdisciplinaridade; multidisciplinaridade.

A Astronomia vive um momento de grande expansão e isso gera muita informação. A
Astroquímica e a Astrobiologia, através da espectroscopia, estão compreendendo melhor a
composição do Universo e a descoberta de água e moléculas orgânicas em outros astros
suscitou discussões sobre a origem da vida, bem como as condições para o
estabelecimento da mesma. Atrelando estes conhecimentos às recentes pesquisas que
estão sendo desenvolvidas na Terra, em regiões consideradas inóspitas, onde foram
encontrados seres denominados extremófilos, discute-se a possibilidade de encontrarmos
vida em outras regiões do Universo, uma vez que a vida é capaz de se estabelecer também
em condições extremas. A maior parte destas descobertas chega ao conhecimento do
público e, conseqüentemente, na escola, onde, de forma natural discute-se a origem e a
formação dos astros, moléculas primordiais, origem e manutenção da vida na Terra, entre
outras questões. No entanto, conforme alguns autores, percebe-se certa dificuldade por
parte dos docentes em tratar destas questões em suas salas e com isto perde-se a
oportunidade de explorar os temas, bem como de motivar os alunos. Neste trabalho,
propõe-se um mapa conceitual a fim de demonstrar a inter, multi e transdisciplinaridade da
Astronomia justificando a sua importância como ferramenta motivadora para o ensino de
diversas ciências, bem como se realizou um levantamento sobre o conhecimento de
docentes e discentes baianos sobre esta ciência. Os resultados obtidos apontam uma
necessidade de intensificação de ações que promovam um melhor entendimento dos
assuntos elementares relacionados com a Astronomia contemplando a formação docente e
com isso alcançando os diferentes níveis da Educação Básica.

Arquivo do Trabalho:

 SNEA2014_TCO7.pdf