III SNEA – Atas – Comunicações Orais

ASTRONOMIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O ESTUDO DO DIA E NOITE A PARTIR DO COTIDIANO (CO9)

Autores:

Barbara Barboza Lino(Graduanda em Ciências da Natureza/ EACH-USP), Fabiola Xavier Luz(Graduanda em Ciências da Natureza/ EACH-USP), Paula Teixeira Araujo(Mestranda em Estudos Culturais/ EACH-USP), Rui Manoel de Bastos Vieira(Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas – UNIFESP), Luis Paulo Piassi(Escola de Artes, Ciências e Humanidades – USP)

Palavras-Chave:

PIBID; Astronomia; Vigotski.

Apresentamos um relato de experiência de bolsistas do PIBID – graduandos em Ciências da
Natureza pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo – no
contexto do Projeto Joaninha – Jogar, Observar, Aprender, Narrar: Investigando Natureza,
Humanidades e Arte na Pré-Escola sobre o desenvolvimento e a aplicação de uma atividade
lúdica de Astronomia na educação infantil, em escolas públicas do município de Guarulhos-
SP. Na elaboração desta atividade, escolhemos estudar o sistema Sol, Terra e Lua para
discutir a ocorrência dos fenômenos terrestres dia e noite a partir de interações sociais
assimétricas entre alunos e professor (VIGOTSKI, 2001). De maneira geral as ações
realizadas podem ser assim sintetizadas: por meio do livro infantil “Noite e o Dia” de Eunice
Braido (1999), realizamos uma roda de leitura para contextualizar o tema e identificar os
conhecimentos prévios, sobretudo à atividade foi desenvolvida em etapas que
gradativamente foram introduzindo aos alunos ao estudo do tema, a partir de grupos que
representaram e encenaram os astros do sistema e seus movimentos. Com o intuito de
verificarmos o entendimento, foi proposto que os alunos produzissem desenhos referentes à
encenação. Ao final da atividade, distribuímos massa de modelar aos alunos, que
espontaneamente confeccionaram esquemas semelhantes ao sistema estudado.
Pudemos observar que essas ações permitiram aos alunos refletir sobre o tema através de
situações do cotidiano, que nos serviram como parâmetros para futuras aplicações e
adequações da atividade.

Arquivo do Trabalho:

 SNEA2014_TCO9.pdf