Autores: Marcos Daniel Longhini(Universidade Federal de Uberlândia / Faculdade de Educação e Programa de Pós-graduação em Educação), Iara Vieira Guimarães(Universidade Federal de Uberlândia / Faculdade de Educação e Programa de Pós-graduação em Educação), Telma Cristina Dias Fernandes(Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Campus Bauru SP/Programa de Pós- Graduação em Educação para a Ciência da Faculdade de Ciências) Palavras-Chave: Ensino de Astronomia; Orientação espacial e Geográfica Trata-se de um estudo com enfoque na orientação espacial e geográfica de alunos de Arquivo do Trabalho:
III SNEA – Atas – Comunicações Orais
ORIENTAÇÃO GEOGRÁFICA E ESPACIAL A PARTIR DE UMA ATIVIDADE DIDÁTICA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO ENVOLVENDO ELEMENTOS ASTRONÔMICOS (CO13)
Ensino Médio de uma escola da rede pública estadual de ensino do município de Uberlândia
– MG, tomando por base uma atividade didática que envolveu elementos astronômicos.
Basicamente, tal atividade tomou como eixo central a marcação da trajetória do Sol, a partir
da escola, e estabeleceu relações entre tal trajetória, os lados cardeais e sua localização
num mapa do referido município. A partir de duas entrevistas, que ocorreram no início e no
final do trabalho, identificamos as principais formas de se orientar que os alunos empregam,
e analisamos a viabilidade de um trabalho desta natureza na construção, pelos discentes,
de um sistema de referência mais próximo ao real.