Autores: Daniel Trevisan Sanzovo(Universidade Estadual de Londrina/Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática),(Universidade Estadual do Norte do Paraná/Campus Jacarezinho/CCHE/Colegiado de Matemática), Carlos Eduardo Laburú(Universidade Estadual de Londrina/Departamento de Física) Palavras-Chave: Ensino de Astronomia, livro paradidático infantojuvenil Dentre os principais problemas encontrados no Ensino de Astronomia, ressalta-se a falta de Arquivo do Trabalho:
III SNEA – Atas – Comunicações Orais
ANÁLISE ICONOLÓGICA DE IMAGENS EM LIVROS PARADIDÁTICOS DE ASTRONOMIA (CO21)
conhecimento científico por parte dos professores de ciências que raramente tiveram
conteúdos de Astronomia em sua formação, inicial ou continuada. A seleção de estratégias
para o ensino, em conjunto com a escolha de conteúdos, torna-se essencial. O presente
trabalho visa discorrer sobre alguns aspectos da leitura de imagens para o ensino através
de uma análise iconológica de livros paradidáticos de uma coleção infantojuvenil da área de
Astronomia. Foram utilizadas algumas figuras de três livros procurando enfatizar a
importância da leitura de imagens e de conceitos científicos, que podem contribuir para o
Ensino de Astronomia com a utilização destes na formação docente inicial e continuada e
em sala de aula.