III SNEA – Atas – Comunicações Orais

ANÁLISE ICONOLÓGICA DE IMAGENS EM LIVROS PARADIDÁTICOS DE ASTRONOMIA (CO21)

Autores:

Daniel Trevisan Sanzovo(Universidade Estadual de Londrina/Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática),(Universidade Estadual do Norte do Paraná/Campus Jacarezinho/CCHE/Colegiado de Matemática), Carlos Eduardo Laburú(Universidade Estadual de Londrina/Departamento de Física)

Palavras-Chave:

Ensino de Astronomia, livro paradidático infantojuvenil

Dentre os principais problemas encontrados no Ensino de Astronomia, ressalta-se a falta de
conhecimento científico por parte dos professores de ciências que raramente tiveram
conteúdos de Astronomia em sua formação, inicial ou continuada. A seleção de estratégias
para o ensino, em conjunto com a escolha de conteúdos, torna-se essencial. O presente
trabalho visa discorrer sobre alguns aspectos da leitura de imagens para o ensino através
de uma análise iconológica de livros paradidáticos de uma coleção infantojuvenil da área de
Astronomia. Foram utilizadas algumas figuras de três livros procurando enfatizar a
importância da leitura de imagens e de conceitos científicos, que podem contribuir para o
Ensino de Astronomia com a utilização destes na formação docente inicial e continuada e
em sala de aula.

Arquivo do Trabalho:

 SNEA2014_TCO21.pdf