III SNEA – Atas – Comunicações Orais

ASTRONOMIA DESENCADEANDO POSSIBILIDADES DIFERENCIADAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS DOS ANOS INICIAIS (CO23)

Autores:

Sonia Elisa Marchi Gonzatti(UNIVATES/Centro de Ciências Exatas), Marli Teresinha Quartieri(UNIVATES/Centro de Ciências Exatas), Ieda Maria Giongo(UNIVATES/Centro de Ciências Exatas), Jane Herber(UNIVATES/Centro de Ciências Exatas), Alana Gerhardt(UNIVATES/Centro de Ciências Exatas)

Palavras-Chave:

Astronomia; prática docente; atividades experimentais; anos iniciais.

Este trabalho apresenta atividades desenvolvidas e alguns resultados alcançados com o
curso de extensão Possibilidades para o Ensino de Ciências Exatas nos Anos Iniciais do
Ensino Fundamental, voltado à formação continuada de professores dos Anos Iniciais. O
referido curso foi oferecido no Centro Universitário Univates e integra o Projeto de Pesquisa
Ciências Exatas da Escola Básica ao Ensino Superior. O curso de extensão teve como
temática central a Astronomia e desenvolveu conteúdos relacionados com matéria e
energia, fenômenos astronômicos do cotidiano, orientação espacial e tridimensionalidade. A
proposta do curso foi contribuir conceitual e metodologicamente com a prática docente dos
professores dos Anos Iniciais, possibilitando aos docentes uma melhor compreensão de
como ensinar e aprender conteúdos relacionados com a Astronomia nos Anos Iniciais, visto
que este é um tema estruturante que possibilita o desenvolvimento de projetos
interdisciplinares. Durante o curso, os docentes tiveram a oportunidade de realizar diferentes
experimentos e refletirem sobre os conceitos de matéria e energia. Além disso, foi aplicado
um questionário para investigar aspectos referentes ao ensino de Astronomia, enfocando
conteúdos abordados, dificuldades e metodologias utilizadas. A análise desse material
revela que tópicos como movimentos da Terra, fenômenos como dias e noites e estações do
ano estão entre os conteúdos mais trabalhados. Em termos de dificuldades, a abstração dos
conteúdos e a falta de material concreto e de atividades experimentais são as mais citadas
pelos participantes. Outro aspecto a ser discutido neste trabalho é sobre o impacto de
algumas atividades do curso desenvolvidas pelos professores junto às suas turmas. A partir
dos relatos dos professores, é possível detectar que as atividades contribuíram para a
aprendizagem dos alunos, pois demonstraram muita motivação e fizeram diferentes
questionamentos durante a realização das práticas propostas pelo professor.

Arquivo do Trabalho:

 SNEA2014_TCO23.pdf