III SNEA – Atas – Comunicações Orais

ENSINO DE ASTRONOMIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL – ANÁLISE DE LIVROS E DOCUMENTOS OFICIAIS (CO19)

Autores:

Elrismar A. G. Oliveira(Doutoranda da Universidade de São Paulo/Instituto de Física), Cristina Leite(Universidade de São Paulo/Instituto de Física)

Palavras-Chave:

Astronomia; anos iniciais; livros didáticos.

Considerando a importância do livro didático e de propostas curriculares para o ensino de
Astronomia, este trabalho objetiva responder duas questões: i) Quais as recomendações
dos documentos oficiais, que podem orientar o ensino de Astronomia para os anos iniciais?
ii) Quais assuntos de Astronomia são tratados em livros didático – LD de ciências dos anos
iniciais? Utilizamos como material de análise documentos oficiais que legislam sobre o
ensino de Ciências dessa fase de ensino (DCNEB – Diretrizes Curriculares Nacionais para
Educação Básica, RCNEI – Referenciais Curriculares Nacionais Para Educação Infantil, PCN
– Parâmetros Curriculares Nacionais, Guias de livros didáticos do PNLD) e duas coleções de
LD de ciências do PNLD 2013. Os documentos oficiais analisados indicaram que, para os
anos iniciais, não temos nenhuma proposta curricular no eixo Terra e Universo. O PNLD
ciências 2013 traz como critério eliminatório respeito aos documentos oficiais e a presença
de assuntos de Astronomia nos livros. A análise dos livros apresentou praticamente todos os
conteúdos dessa ciência. Nesse sentido, sem orientações curriculares oficiais para
Astronomia nos anos iniciais, quais são os conteúdos essenciais dessa ciência para essa
fase de ensino e quais as orientações aos avaliadores para qualificar ou desqualificar as
coleções?

Arquivo do Trabalho:

 SNEA2014_TCO19.pdf