III SNEA – Atas – Comunicações Orais

ASTRONOMIA POR MEIO DA INCLUSÃO DE ATIVIDADES PRÁTICAS NO ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO DE CASO (CO15)

Autores:

Marconi Frank Barros (Secretaria de Educação do Estado do Espírito Santo/João Crisóstomo Beleza), Sérgio Mascarello Bisch (Universidade Federal do Espírito Santo)

Palavras-Chave:

Educação em Astronomia, Atividades Práticas, Aprendizagem Significativa, Ensino Médio.

A pesquisa teve como propósito desenvolver atividades práticas sobre temas relevantes de
Astronomia e verificar se a metodologia e materiais utilizados foram adequados e
propiciaram uma aprendizagem significativa em um grupo de 33 estudantes do terceiro ano
do ensino médio da rede pública do estado do Espírito Santo. O principal referencial teórico
utilizado na elaboração da sequência e avaliação de seus resultados foi a Teoria da
Aprendizagem Significativa de David Ausubel e Joseph Novak. As atividades tiveram como
tema central “Os Movimentos dos Planetas e os Modelos de Universo”, cujo ensino aos
estudantes foi baseado na preparação de um material potencialmente significativo
envolvendo atividades de observação do céu a olho nu e com telescópio; uma sessão de
planetário e uma atividade de simulação dos movimentos planetários com o próprio corpo.
Boa parte das atividades foi planejada após aplicação de um questionário inicial e
elaboração de mapas conceituais pelos estudantes para verificar seus conhecimentos
prévios sobre o tema, cujo levantamento auxiliou a nortear a intervenção. Para o
levantamento de dados, acompanhamento e avaliação da aprendizagem ensejada pelas
atividades, foram elaborados novos mapas conceituais pelos estudantes após a realização
da mesma. A comparação entre os mapas conceituais elaborados antes e após as
atividades demonstrou evidências de avanços ocorridos no sentido de uma aprendizagem
significativa de conceitos de Astronomia.

Arquivo do Trabalho:

 SNEA2014_TCO15.pdf