III SNEA – Atas – Comunicações Orais

PROPOSTA DE ETAPAS PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA SESSÃO DE CÚPULA PARA PÚBLICO GERAL (CO16)

Autores:

Radma Almeida de Freitas(Universidade Federal do Rio Grande do Norte/PPGECNM/CCET), Auta Stella de M. Germano(Universidade Federal do Rio Grande do Norte/Departamento de Física), Silvia Calbo Aroca(Universidade Federal do Rio Grande do Norte/Departamento de Física)

Palavras-Chave:

planetário; sessões de cúpula; popularização da astronomia; aprendizagem por livre escolha.

Apresentamos uma proposta de etapas para a construção de sessões públicas de
planetário. Para sistematizá-la nos baseamos em proposta anterior para a construção de
sessões e em reflexões provenientes de dois eixos de discussão relacionados à
comunicação da/sobre a ciência em contextos de educação não formal. O primeiro eixo
remete à problematização dos objetivos e sentidos atribuídos a essa comunicação,
destacando-se a ideia de popularização da ciência, ou seja, de uma comunicação que
busque o diálogo entre conhecimento científico e popular. O segundo eixo remete à
construção de conhecimentos em situações de “aprendizagem por livre escolha” conforme o
Modelo Contextual de Aprendizagem. Esse modelo ressalta o papel de organizadores
prévios em exposições de museus. No contexto de produção de sessões, consideramos
importante a escolha de uma mensagem geral que oriente a estruturação da sessão e a
transposição das ideias nela veiculadas. Propomos assim as seguintes etapas na
construção de sessões: determinação e delimitação inicial do tema; aprofundamento do
tema delimitando sua relevância científica, social e cultural; escolha da mensagem geral;
escrita do roteiro da sessão; seleção dos audiovisuais; e apresentação da sessão de cúpula.

Arquivo do Trabalho:

 SNEA2014_TCO16.pdf