III SNEA – Atas – Comunicações Orais

AS FASES DA LUA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE COSMOGRAFIA DAS DÉCADAS DE 1920 E 1930 (CO11)

Autores:

Kauê Dalla Vecchia Simó(Universidade de São Paulo/Instituto de Física/Mestrando/Programa Interunidade em Ensino de Ciências), Yassuko Hosoume(Universidade de São Paulo/Instituto de Física)

Palavras-Chave:

Fases da Lua; Livro Didático; Cosmografia

A partir do primeiro PNLD, vários artigos têm apontado erros conceituais em
astronomia nos livros didáticos de Ciências. Com intuito de localizar a presença ou não
destes erros na história do ensino de astronomia no Brasil, neste trabalho é analisado o
conceito de fases da Lua presente nos livros didáticos de Cosmografia das décadas de 1920
e 1930. Constatou-se, por meio de um levantamento bibliográfico e análise documental que,
nas obras analisadas, esse conceito da astronomia está em consonância com o
conhecimento científico, pois afirmam que as fases da Lua são os diversos aspectos que
esse astro nos apresenta e que as quatro tradicionais fases são apenas algumas dentre as
várias possíveis durante o movimento de translação da Lua em torno da Terra. Os
resultados apontam que, de modo geral, esse conceito específico da astronomia era
veiculado de maneira cientificamente correta nos livros de Cosmografia daquela época.

Arquivo do Trabalho:

 SNEA2014_TCO11.pdf