III SNEA – Atas – Comunicações Orais

ENSINO DE ASTRONOMIA NO CONTEXTO DO PIBID: UMA PROPOSTA PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO (CO8)

Autores: 

Clístines Mariano Daniel Merlucci(Licenciando do Instituto de Física USP), Fabíola Ferreira de Almeida(Licenciando do Instituto de Física USP), André Luiz Viana Borges(Licenciando do Instituto de Física USP), Vanessa Nóbrega de Albuquerque(Mestre em Ensino de Ciências da Pós-Graduação Interunidades da USP), Cristina Leite(Universidade de São Paulo/Instituto de Física USP)

Palavras-Chave: 

Astronomia; Três Momentos Pedagógicos; Proposta de ensino; Ensino Médio

Neste trabalho apresenta-se uma proposta de ensino que procura promover discussões
sobre temas da Astronomia com alunos do Ensino Médio. Esta foi desenvolvida no contexto
de um projeto vinculado ao Pibid – Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência.
Estruturada no modelo metodológico denominado Três Momentos Pedagógicos (3MP):
Problematização Inicial, Organização do conhecimento e Aplicação do conhecimento.
Apresenta-se seis atividades que procuram promover a compreensão das dimensões do
Sistema Solar, do mapeamento das constelações e de alguns fenômenos astronômicos, tal
como as estações do ano, fases da Lua e eclipses. Para isto, o estudo do Sistema Solar em
escala, uma diferenciação entre estrela e planeta, um resgate histórico de como ocorreu o
mapeamento das constelações por diferentes culturas e o estudo de alguns dos movimentos
da Terra (rotação e translação) estão entre os temas discutidos ao longo da intervenção. A
intervenção foi realizada com turmas do terceiro ano do ensino médio do período noturno de
uma escola estadual da periferia de São Paulo. A partir de uma comparação das respostas
apresentadas pelos alunos a um questionário inicial e final aplicados, respectivamente, na
primeira e na última aula da proposta de ensino, foi possível verificar que um maior número
de estudantes passou a relacionar a translação da Terra com o registro de um ano de nosso
calendário e a perceber a relação entre a esfericidade da Terra, latitude e longitude e a
posição das constelações. Espera-se que esta proposta possa contribuir com subsídios para
que outros professores também realizem discussões com seus alunos mediados por temas
da Astronomia.

Arquivo do Trabalho: 

 SNEA2014_TCO8.pdf