III SNEA – Atas – Comunicações Orais

ENSINO DE ASTRONOMIA PARA ESTUDANTES COM NECESSIDADES ESPECÍFICAS DA APAE-RJ (CO22)

Autores:

Helena Casimiro(Observatório do Valongo / Universidade Federal do Rio de Janeiro), Natália Maia(Observatório do Valongo / Universidade Federal do Rio de Janeiro), Alexandre Lyra(Observatório do Valongo / Universidade Federal do Rio de Janeiro), Rundsthen Vasques de Nader(Observatório do Valongo / Universidade Federal do Rio de Janeiro), Eduardo Folco Capossoli(Colégio Pedro II/Departamento de Física/campus São Cristóvão III), Jose Adolfo S. de Campos(Observatório do Valongo / Universidade Federal do Rio de Janeiro)

Palavras-Chave:

Ensino; Astronomia; Necessidades Específicas, APAE

Este projeto iniciou-se através de palestras destinadas aos estudantes portadores de
necessidades específicas da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), no
bairro de Benfica, na cidade do Rio de Janeiro. A partir destas palestras e com a evolução
do projeto passaram a ser realizadas atividades práticas, na forma de oficinas, onde os
estudantes, de forma ativa, lúdica e compatível com seu nível de compreensão, são
apresentados aos temas relacionados com a Astronomia, como, por exemplo, estrelas,
planeta, Sistema Solar, Universo, galáxias, etc. O projeto conta ainda com uma série de
visitas ao Observatório do Valongo/Universidade Federal do Rio de Janeiro para
observações através dos telescópios e ao Planetário do Rio de Janeiro. É pretensão deste
projeto que este conhecimento e esta interação possam contribuir para a inclusão social e
formação destes estudantes com necessidades específicas, procurando motivá-los ainda
mais a se dedicarem ao seu aprendizado geral, além de incentivar e encorajar outras
instituições e profissionais de ensino a promover outras ações afirmativas suas cidades.

Arquivo do Trabalho:

 SNEA2014_TCO22.pdf