Autores: Rosane Corradi Tristão(Planetário de Vitória), Ana Carolina Sampaio Frizzera(Planetário de Vitória), Bruno Rebequi de Brito Santana(Planetário de Vitória) Palavras-Chave: Deficiência Visual; Ensino; Materiais táteis. Este trabalho apresenta os resultados obtidos com o projeto “O Universo ao Alcance das Arquivo do Trabalho:
III SNEA – Atas – Comunicações Orais
O UNIVERSO AO ALCANCE DAS MÃOS (CO14)
Mãos”, através do qual foi realizada a adaptação da sessão de planetário “Viagem ao Céu
de Monteiro Lobato”, para pessoas com deficiência visual. O projeto, realizado no Planetário
de Vitória, buscou tornar o conhecimento astronômico acessível a pessoas cegas ou com
baixa visão, elaborando materiais táteis e sonoros que foram avaliados por esse públicoalvo.
Através desta experiência, os participantes do projeto compreenderam conceitos
básicos trabalhados pela Astronomia, como: movimento aparente do Sol; fases da Lua;
formação geológica da Terra; e tecnologias para observação do céu, concomitante à
vivência literária inspirada na obra homônima do escritor. O presente artigo versa sobre a
construção dos materiais pedagógicos formulados para a sessão de planetário, e da sua
necessidade para que os deficientes visuais possam se apropriar do conhecimento
astronômico, contribuindo para o desenvolvimento de práticas educacionais inclusivas nos
espaços públicos, acreditando que o conhecimento é um direito de todos e todas.