III SNEA – Atas – Comunicações Orais

LEITURA DE IMAGEM DA OBRA “AS PLÊIADES” DE ELIHU VEDDER: RELAÇÕES INTERDISCIPLINARES ENTRE ARTES VISUAIS E ASTRONOMIA (CO10)

Autores:

Letícia Laís Ducheiko(Universidade Estadual de Ponta Grossa/ Departamento de Artes), Josie Agatha Parrilha da Silva(Universidade Estadual de Ponta Grossa/ Departamento de Artes), Marcos Cesar Danhoni Neves(Universidade Estadual de Maringá/ Departamento de Física)

Palavras-Chave:

Interdisciplinaridade; Artes Visuais; Astronomia; Leitura de

Este trabalho pretende apresentar a metodologia de leitura de imagem de Panofsky (2012)
como forma de leitura interdisciplinar de uma obra de arte, contemplando aspectos ligados a
Arte e Ciência. A partir da leitura de imagem se busca uma forma de aproximação entre
essas áreas do conhecimento na educação básica, já que, de acordo com Fazenda (2008),
a interdisciplinaridade nos ajuda a enfrentar os saberes disciplinados e fragmentados que
são construídos. Foi selecionada a obra de arte As Plêiades, do pintor Elihu Vedder (1936-
1923), que contém aspectos ligados às Artes Visuais e à Física/Astronomia, para apresentar
essa proposta de leitura de imagem. Na educação básica, o professor necessita conhecer
uma metodologia de leitura de imagem e saber transpô-la didaticamente e, dessa forma,
aproximar o significado das obras de arte com outras áreas do saber.

Arquivo do Trabalho:

 SNEA2014_TCO10.pdf