III SNEA – Atas – Comunicações Orais

AVALIAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE NOSSA POSIÇÃO NO UNIVERSO APLICADA A ALUNOS DO ENSINO MÉDIO (CO20)

Autores:

Thiago Pereira da Silva(Universidade Federal do Espírito Santo/PPGEnFis), Sergio Mascarello Bisch(Universidade Federal do Espírito Santo/PPGEnFis)

Palavras-Chave:

Educação em Astronomia; Sequência Didática; Ensino Médio; Universo.

Procurando contribuir para a elaboração e avaliação de propostas didáticas que permitam
uma superação de dificuldades encontradas no ensino de Astronomia na Educação Básica,
como as persistências de concepções alternativas, concepções realistas ingênuas, usos de
chavões, dificuldades de compreensão das relações espaciais envolvidas nos fenômenos
astronômicos, um ensino fragmentado, baseado exclusivamente no livro didático e
desvinculado de atividades de observação do céu, ou de atividades que permitam uma
aprendizagem acerca da espacialidade dos fenômenos astronômicos, foi elaborada e
aplicada uma sequência didática com alunos do ensino médio de uma escola estadual de
Cariacica, ES. A sequência teve como tema central a nossa posição no Universo e, dentre
seus principais objetivos: mostrar, por meio de atividades práticas, que o céu representa
nossa janela para o Universo, através da qual é possível observar os principais tipos de
objetos que o compõem, e ensinar noções básicas sobre seus principais componentes, sua
estrutura espacial e idade e situar nossa posição dentro dele. A sequência foi desenvolvida
tanto em sala de aula como por meio de atividades extraclasse, utilizando diversos materiais
e metodologias, tais como vídeos, dramatizações, confecção de modelo tridimensional de
uma constelação e do sistema solar, pesquisas, debates, observação do céu noturno a olho
nu e com a utilização de telescópio e visita ao Planetário de Vitória. Neste trabalho
relatamos alguns dos resultados obtidos com a aplicação dessa sequência por meio da
análise de entrevistas semiestruturadas realizadas com os estudantes participantes após a
realização da sequência, os quais nos mostram indícios de que a mesma constituiu uma
estratégia de ensino válida e promissora, que ensejou a ocorrência de uma aprendizagem
significativa de algumas das principais noções trabalhadas.

Arquivo do Trabalho:

 SNEA2014_TCO20.pdf