COMUNICAÇÕES EM PAINÉIS O CONTEÚDO ASTRONOMIA NO SEGUNDO CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL: AS NOVAS DIRETRIZES CURRICULARES DO ESTADO DO PARANÁ, BRASIL – UMA PROPOSTA (CP1) ASTRONOMIA NAS PROPOSTAS CURRICULARES DA REGIÃO SUL DO BRASIL (CP2) NOVA PROPOSTA CURRICULAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO: COMEÇANDO PELA ASTRONOMIA (CP3) PERSPECTIVAS E CENÁRIOS DO ENSINO DE ASTRONOMIA NA ESCOLA BÁSICA – UM ESTUDO TRANSVERSAL COM ESCOLAS DO VALE DO TAQUARI (CP4) CONTEÚDOS DE ASTRONOMIA NOS LIVROS DIDÁTICOS: UMA ANÁLISE A PARTIR DOS PCN+ (CP5) ANÁLISE DE ERROS CONCEITUAIS E DESATUALIZAÇÕES DE LIVROS DE CIÊNCIAS E GEOGRAFIA APÓS A ANÁLISE DO PNLD (CP6) UM ESTUDO SOBRE A VARIAÇÃO DA DURAÇÃO DO DIA AO LONGO DO ANO EM FUNÇÃO DA LATITUDE LOCAL (CP7) UM ROTEIRO PARA TRABALHAR CONJUNTAMENTE ASTRONOMIA E FÍSICA NO ENSINO MÉDIO (CP8) UTILIZANDO O WINDOWS MOVIE MAKER NA PRODUÇÃO DE VÍDEOS EDUCATIVOS PARA O ENSINO E DIVULGAÇÃO DE ASTRONOMIA (CP9) ASTROFOTOGRAFIA E PROCESSAMENTO BÁSICO DE IMAGENS (CP10) ASTRONOMIA E ASTROFÍSICA NO ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA DE UM CURSO A DISTÂNCIA PARA AUXILIAR NA VERIFICAÇÃO DE INVARIANTES OPERATÓRIOS (CP11) ASTRONOMIA E POESIA: OS DOIS FOCOS DA ELIPSE (CP12) ETNOASTRONOMIA: UM RESGATE DAS CULTURAS AFRICANA E INDÍGENA (CP13) ÁLBUM DIDÁTICO DE FIGURINHAS: UMA ABORDAGEM DIFERENCIADA PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA (CP14) ENSINO DE ASTRONOMIA ATRAVÉS DO LÚDICO (CP15) ASTRO-JOGO “ASTRORUMMIKUB” COMO AUXÍLIO NO ENSINO DE ASTRONOMIA (CP16) A ASTRONOMIA DENTRO DOS ESTUDOS ESPÍRITAS: UM ESTUDO DE CASO NA LITERATURA ESPÍRITA (CP17) UMA APLICAÇÃO DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I COM O TEMA ESTRELAS (CP18) UM LUGAR PARA AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS DE FICÇÃO CIENTÍFICA NAS AULAS DE ASTRONOMIA (CP19) UMA PROPOSTA DO USO DE REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS NO ENSINO DE ASTRONOMIA: LEIS DE KEPLER E ESTAÇÕES DO ANO (CP20) EDUCAÇÃO EM ASTRONOMIA NO ENSINO FUNDAMENTAL NA PEDAGOGIA WALDORF – OBSERVAÇÃO FENOMENOLOGICA E PRINCIPIOS DE NAVEGAÇÃO ASTRONOMICA (CP21) PLANETAS DE PAPEL: COMPREENDENDO A ESTRUTURA DOS PLANETAS POR MEIO DE DOBRADURAS (CP22) PIBID APOIANDO A PARTICIPAÇÃO DE ESCOLAS PÚBLICAS DE UBERABA NA OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA: UMA ANÁLISE SOBRE A INTRODUÇÃO DE TEMAS DE ASTRONOMIA AO ENSINO MÉDIO (CP23) PRÉ-CONCEPÇÕES SOBRE ASTRONOMIA DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS, SP PARCEIRAS NO PROJETO PIBID-FÍSICA DA UNIVAP (CP24) CONCEPÇÕES ESPONTÂNEAS SOBRE PLANETAS E ESTRELAS : UM ESTUDO NOS DIFERENTES NÍVEIS DE ENSINO (CP25) UTILIZANDO CICLO DE NÊMESIS COMO POSSIBILIDADE PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA NO ENSINO MÉDIO (CP26) CONCEPÇÕES DE NATUREZA DA CIÊNCIA DE UM BIOLOGO ACERCA DA ASTRONOMIA (CP27) O ENSINO E A APRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS DE ASTRONOMIA: O QUE EMERGE DAS FALAS DOS PROFESSORES (CP28) O ESTUDO DA ASTRONOMIA E A MOTIVAÇÃO PARA O ENSINO DE FÍSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA (CP29) CONHECENDO PARA ENSINAR: O QUE DIZEM OS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE OS CONTEÚDOS DE ASTRONOMIA NA REDE PÚBLICA DE ENSINO DE CURITIBA-PR (CP30) UM MODELO TRIDIMENSIONAL DAS ESTAÇÕES DO ANO (CP31) O SEMILLERO DE INVESTIGAÇÃO EM ASTRONOMÍA, UMA ESTRATÉGIA NO ENSINO DAS MATEMÁTICAS EM COLÔMBIA (CP32) ENSINO DE ASTRONOMIA: CONTEXTUALIZANDO A POSIÇÃO DO OBSERVADOR E O MOVIMENTO APARENTE DOS ASTROS (CP33) A IMPORTÂNCIA DO TELESCÓPIO COMO ELEMENTO MOTIVACIONAL PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA (CP34) FORMAÇÃO CONTINUADA EM ASTRONOMIA NO PARANÁ: AS EXPERIÊNCIAS DO FOCAR (CP35) UNA PROPUESTA DE LA ASTRONOMÍA PARA LA ENSEÑANZA DE LA GEOMETRÍA: MEDICIÓN DE LOS CRÁTERES LUNARES (CP36) FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: PROPOSTA DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE ASTRONOMIA (CP37) CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS PROBLEMATIZADORAS PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA A CRIANÇAS DOS PRIMEIROS ANOS DE ENSINO FUNDAMENTAL (CP38) ASTRONOMIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA EM CURSOS DE PEDAGOGIA (CP39) A OBSERVAÇÃO NOTURNA, UMA METODOLOGIA NÃO-FORMAL PARA O ENSINO DA FÍSICA (CP40) UMA PESQUISA-AÇÃO RELACIONADA À FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM ASTRONOMIA E A INSERÇÃO DE CONTEÚDOS DE ASTRONOMIA NA REGIÃO DE PELOTAS (CP41) PROJETO “OLHANDO PARA O CÉU NO SUL FLUMINENSE”: PRIMEIRAS E FUTURAS CONTRIBUIÇÕES (CP42) EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL, MAPAS CONCEITUAIS E A COMPREENSÃO DOS FENÔMENOS DA NATUREZA (CP43) RELATO DE EXPERIÊNCIA: PROJETO ASTRONOMIA NO “RECÔNCAVO DA BAHIA” (CP44) PLANETÁRIO DE LONDRINA – CINCO ANOS DE ATIVIDADES PARA A DIVULGAÇÃO E POPULARIZAÇÃO DA ASTRONOMIA (CP45) BANCA DA CIÊNCIA: POPULARIZAÇÃO DA ASTRONOMIA EM ESPAÇOS NÃO-FORMAIS DE EDUCAÇÃO (CP46) O PARANÁ E O ANO INTERNACIONAL DA ASTRONOMIA (CP47) O PAPEL DO TEATRO NA DIVULGAÇÃO DA CIÊNCIA: CONTANDO MITOS UMA EXPERIÊNCIA DO MUSEU DE ASTRONOMIA E CIÊNCIAS AFINS (CP48) O PLANETÁRIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CANTARINA (CP49) PROJETO NOITES ASTRONÔMICAS (CP50) CONSTRUÇÃO DE UMA SESSÃO DE CÚPULA E AVALIAÇÃO DA MESMA POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO (CP51) RELATO DAS ATIVIDADES DE EXTENSÃO E EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL NO ENSINO DE FÍSICA E ASTRONOMIA REALIZADAS NO SUBPROJETO PIBID-FÍSICA DA UNIVAP (CP52) PROTEGENDO O PLANETA PELO BRILHO DAS ESTRELAS: MOBILIZAÇÕES GLOBAIS NO ENSINO DE ASTRONOMIA (CP53) ENSINO DE ASTRONOMIA NO MEIO RURAL ATRAVÉS DE UM CALENDÁRIO ASTRONÔMICO AGRÍCOLA (CP54) OBSERVAÇÃO DO CÉU DO EXTREMO SUL DO BRASIL COMO UMA FERRAMENTA PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA (CP55) MUSEU DE CIÊNCIA E O ENSINO DE ASTRONOMIA (CP56)
II SNEA – Atas – Comunicações em painéis
Thiago Mendonça (Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” Campus Bauru, Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciência), Washington Luiz Pacheco de Carvalho (Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” Campus Ilha Solteira, Departamento de Física e Química)
Evonir Albrecht (Universidade Cruzeiro do Sul/ Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática), Marcos Rincon Voelzke (Universidade Cruzeiro do Sul)
Lolita Lutz (Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca Campus Petrópolis, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) – CAPES), Thamiris Ranquine (Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca Campus Petrópolis, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) – CAPES), Thalita Ramos (Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca Campus Petrópolis, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) – CAPES), Frederico Ramos (Colégio Estadual Dom Pedro II, Petrópolis, RJ), Marcos Corrêa da Silva (Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca Campus Petrópolis, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) – CAPES), Daniel Neves Micha (Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca Campus Petrópolis, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) – CAPES)
Sônia Elisa Marchi Gonzatti (Centro Universitário Univates/Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas), Maria Helena Steffani (UFRGS/Planetário Prof. José Batista Pereira), Eliana Fernandes Borragini (Centro Universitário Univates/Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas)
Pablo Marcus de Abreu Prestes (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo/Curso de Licenciatura em Física), Ariane Oliveira Braga (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo/Curso de Licenciatura em Física), Vicente Pereira Barros (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo/Curso de Licenciatura em Física), Alberto Moreau (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo/Curso de Licenciatura em Física)
Paulo Vitor de Morais (Universidade Federal do Triângulo Mineiro / ICENE / Aluno bolsista do grupo PET Conexões de Saberes – Ciências da Natureza e Matemática), Marcos Dionízio Moreira (Universidade Federal do Triângulo Mineiro / ICENE), Nilva Lúcia Lombardi Sales (Universidade Federal do Triângulo Mineiro / ICENE)
E. P. Cecílio Jr. (PPGECE/ UFSCar)
Josiane Antunes da Silva (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo/ campus São Paulo/ Licenciatura em Física), Marcelo Porto Allen (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo/ campus São Paulo / Coordenadoria de Ciências Naturais e suas Tecnologias)
Adriana Oliveira Bernardes (UERJ)
Leandro Almeida(Universidade Federal do Rio Grande), Jéssica Santos(Universidade Federal do Rio Grande) e João Rodrigo de Souza Leão(Universidade Federal do Rio Grande)
Aline Tiara Mota (Universidade Federal de Itajubá/Mestranda em Ensino de Ciências)
Carlos Magno Sampaio (Universidade de São Paulo/IF e FE) , Luis Paulo Piassi (Universidade de São Paulo/IF-Usp/EACH-Usp)
Andrea Walder Zanatti (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), José Flávio Rodrigues Siqueira (Secretaria de Estado de Educação)
Jeferson Maciel Breganholi (Instituto Federal de Santa Catarina/Campus Jaraguá do Sul), Gilson Würz (Instituto Federal de Santa Catarina/Campus Jaraguá do Sul)
Katia Regina Varela Roa (E.E. PROF° MARIO MANOEL DANTAS DE AQUINO), Rui Manoel de Bastos Vieira (Instituto de Física-Universidade de São Paulo)
Daniel Trevisan Sanzovo (Universidade Estadual do Norte do Paraná/Campus de Jacarezinho/CCHE/Colegiado de Matemática), Vanessa Queiroz (Colégio Objetivo-Maranata/Jacarezinho(PR))
Roger Bradbury (Seara Cultural Evangelho & Ciência)
Meline Lopes Pinheiro (Colégio Objetivo-Maranata/Jacarezinho(PR)), Vanessa Queiroz1, Daniel Trevisan Sanzovo (Universidade Estadual do Norte do Paraná/Campus de Jacarezinho/CCHE/Colegiado de Matemática)
Francisco de Assis Nascimento Jr (Instituto de Física da USP/Programa de Pós Graduação Interunidades em Ensino de Ciências), Luis Paulo Piassi (Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP (EACH/USP))
Daniel Trevisan Sanzovo (Universidade Estadual do Norte do Paraná/Campus de Jacarezinho/CCHE/Colegiado de Matemática), Vanessa Queiroz (Colégio Objetivo-Maranata/Jacarezinho(PR))
Pedro Jovchelevich (Ecoastro, Escola Aitiara)
Vanessa Queiroz (Colégio Objetivo-Maranata/Jacarezinho(PR)), Juliana Romanzini (Universidade Estadual de Londrina/CCE/Planetário de Londrina), Daniel Trevisan Sanzovo (Universidade Estadual do Norte do Paraná/Campus de Jacarezinho/CCHE/Colegiado de Matemática)
Antônio L. Ferreira Junior (Bolsista PIBID – Licenciatura em Física – ICENE-UFTM), Arthur P. Alves (Bolsistas PIBID – Licenciatura em Física – ICENE-UFTM), Gabriel N. Martinez (Bolsistas PIBID – Licenciatura em Física – ICENE-UFTM), Gustavo S. Gomes (Bolsistas PIBID – Licenciatura em Física – ICENE-UFTM), Helenice Miranda Oliveira (Bolsistas PIBID – Licenciatura em Física – ICENE-UFTM), Isadora Moutinho C. A. Menezes (Bolsistas PIBID – Licenciatura em Física – ICENE-UFTM), Laura P. Lacerda (Bolsistas PIBID – Licenciatura em Física – ICENE-UFTM), Rodrigo B. Palis (Bolsistas PIBID – Licenciatura em Física – ICENE-UFTM), Marcos Dionízio Moreira (Coordenadores PIBID – Departamento de Física – ICENE – UFTM), Nilva L. L. Sales (Coordenadores PIBID – Departamento de Física – ICENE – UFTM).
Luiz E. C. Cardoso (E. E. Dr. Pedro Mascarenhas), Mônica O. Campos (E. E. Dr. Pedro Mascarenhas), (Faculdade de Educação e Artes – UNIVAP), Eduardo C. Branco (Faculdade de Educação e Artes – UNIVAP), Enoque B. Silva (Faculdade de Educação e Artes – UNIVAP), Francisco C. R. Fernandes (Faculdade de Educação e Artes – UNIVAP)
Vicente Pereira de Barros (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo- curso de Licenciatura em Física), Ariane Braga Oliveira (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo- curso de Licenciatura em Física), Mônica Bragagnolo (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo- curso de Licenciatura em Física), Alberto Luís Dario Moreau (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo- curso de Licenciatura em Física)
Regiane de Souza Pinto (Escola Estadual Professora Amenaíde Braga de Queiroz)
Edson Rodrigues Santana (Universidade de São Paulo/ Instituto de Biologia), Caio Nagayoshi (Universidade de São Paulo/ Instituto de Biologia), Kellen N. Skolimoski (Universidade de São Paulo/ Instituto de Física)
Telma Cristina Dias Fernandes (Universidade Federal de Uberlândia/Faculdade de Educação/), Marcos Daniel Longhini (Universidade Federal de Uberlândia/Faculdade de Educação/)
Francelina Elena Oliveira Vasconcelos (Escola Estadual de Ensino Médio Nossa Senhora da Assunção/ Caçapava do Sul/ RS) Maria de Fátima Oliveira Saraiva (Instituto de Física da UFRGS/ Porto Alegre/ RS)
Bárbara Celi Braga Camargo (Universidade Federal do Paraná/ Departamento de Física/Grupo de Pesquisa Processos Formativos e Linguagens nas Ciências da Natureza/ Bolsista do Programa de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID)), Sérgio Camargo (Universidade Federal do Paraná/ Departamento de Teoria e Prática de Ensino/Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática/)
Mônica Sayuri Kitagawa (Colégio São Sebastião)
ERQUINIO ALBERTO TABORDA MARTINEZ (Docente de Matemáticas e Física na Instituição Educativa Francisco de Paula Santander em Sabanalarga-Atlántico-Colômbia. Diretor Acadêmico da Associação de Clubes de Astronomía do Departamento do Atlántico, Colômbia- ERIDANO)
Anderson Trogello (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), Marcos Cesar Danhoni Neves (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), Sani Rutz (Universidade Tecnológica Federal do Paraná)
Edson Dalla Vecchia (Colégio São Mauro), Rogério Pazetti (Faculdade de Medicina da USP), Aline Ana Sousa Liu (Colégio São Mauro e Instituto de Física da USP), Koji Kawashita (Instituto de Geociências da USP)
Anisio Lasievicz (Parque Newton Freire Maia), Marcelo Emílio (Universidade Estadual de Ponta Grossa/Departamento de Geociências/Observatório Astronômico), Amauri José da Luz Pereira (Observatório Astronômico e Planetário/Colégio Estadual do Paraná), Emílio Merino (Sociedade dos Astrônomos Amadores de Curitiba)
Rafael Girola (EnDiAs / UNTREF), Carlos C. Marzocchini (EnDiAs / Instituto Belgraniano de San Miguel, Buenos Aires), Oscar Luna (EnDiAs), Jorge Escudero (EnDiAs)
Rui Manoel de Bastos Vieira (Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências – USP), Luis Paulo Piassi (Escola de Artes, Ciências e Humanidades – USP), Emerson Izidoro dos Santos (Estação Ciência – USP), Alberto Gaspar (Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá – Unesp)
Mariana Ferreira de Deus (Universidade Federal de Uberlândia/Faculdade de Educação), Marcos Daniel Longhini (Universidade Federal de Uberlândia/Faculdade de Educação)
Denis Eduardo Peixoto (PECIM UNICAMP /Mestrando, Programa de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática/ Universidade de Campinas), Roque Brito Magalhães (CPTEC INPE / Mestrando, Programa de Pós-Graduação em Meteorologia), Bernadete Benetti (UNESP – FFC – Campus de Marília / Didática), Eugenio Maria de França Ramos (UNESP – IB – Campus de Rio Claro / Educação)
Francele R. O. Silva (Universidade do Vale dos Paraíba – UNIVAP / FEA), Fabricia F. Gonzaga (E. E. Prof. Pedro Mazza), Francisco C. R. Fernandes (Universidade do Vale dos Paraíba – UNIVAP / FEA)
Virgínia Mello Alves (Universidade Federal de Pelotas/Departamento de Física), Paulo Roberto Krebs (Universidade Federal de Pelotas/Departamento de Física)
Marco Aurélio do Espírito Santo (Instituto Federal do Rio de Janeiro – IFRJ – Campus Volta Redonda), Fernanda Copio Esteves (Instituto Federal do Rio de Janeiro – IFRJ – Campus Volta Redonda)
Milton Souza Ribeiro Miltão (Universidade Estadual de Feira de Santana, Departamento de Física), Tamila Marques Silveira (Universidade Federal da Bahia, Instituto de Física)
Ially de Almeida Moura (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia/ Centro de Ciências Agrarias e Biológicas/Licenciatura em Biologia), Glênon Dutra (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia / Centro de Formação de Professores/Licenciatura em Física)
Juliana Romanzini (Universidade Estadual de Londrina/Planetário de Londrina), Alessandra Ribeiro Ber (Universidade Estadual de Londrina/Planetário de Londrina)
Ricardo Viana de Lacerda (Universidade de São Paulo/ Escola de Artes, Ciências e Humanidades), Tiago LeiteTrujillano (Universidade de São Paulo/ Escola de Artes, Ciências e Humanidades), Emerson Izidoro dos Santos (Universidade de São Paulo/Estação Ciência), Luís Paulo Piassi (Universidade de São Paulo/ Escola de Artes, Ciências e Humanidades)
Marcelo Emilio (Universidade Estadual de Ponta Grossa/Departamento de Geociências/Observatório Astronômico), Rute Helena Trevisan (Universidade Estadual de Londrina/Departamento de Física), Gilberto Sanzovo (Universidade Estadual de Londrina/Departamento de Física), Amauri José da Luz Pereira (Observatório Astronômico e Planetário/Colégio Estadual do Paraná) ,Emilio Merino (Sociedade dos Astrônomos Amadores de Curitiba), Tiago Giorgetti (Grupo Amador Spy-Sky de Foz do Iguaçu), Anisio Lasievicz (Parque Newton Freire Maia)
Thiago Gusmão (Museu de Astronomia e Ciências Afins/ Coordenação de Educação em Ciências), Guilherme Pires (Museu de Astronomia e Ciências Afins/ Coordenação de Educação em Ciências), Sibele Cazelli (Museu de Astronomia e Ciências Afins/ Coordenação de Educação em Ciências), Pedro Zille (Museu de Astronomia e Ciências Afins/ Coordenação de Educação em Ciências)
Everton da Silva (Universidade Estadual de Londrina/Planetário de Londrina), Edna Maria Steves da Silva (Universidade Estadual de Londrina/Departamento de Física), Tânia Maris Pires Silva (Universidade Estadual de Londrina/Planetário de Londrina), Isis Machado do Santos (Universidade Estadual de Londrina/Planetário de Londrina)
Matheus Segalla Frare (Universidade Estadual de Ponta Grossa/Departamento de Biologia/) , Rodolfo Thiago Ferreira (Universidade Estadual de Ponta Grossa/Departamento de Química/) , Camila Neves (Universidade Estadual de Ponta Grossa/Departamento de Física/), Herberth William Mayer (Universidade Estadual de Ponta Grossa/Departamento de Biologia/) , Fernanda Haracemiv (Universidade Estadual de Ponta Grossa/Departamento de Biologia/) , Anderson Luiz Arcoverde (Universidade Estadual de Ponta Grossa/Departamento de Física/) , Marcelo Emílio (Universidade Estadual de Ponta Grossa/Departamento de Geografia/)
Juliana Romanzini (Universidade Estadual de Londrina/Planetário de Londrina), Irinéa de Lourdes Batista (Universidade Estadual de Londrina/Departamento de Física)
Francisco C. R. Fernandes (Faculdade de Educação e Artes – UNIVAP), Fabrícia F. Gonzaga (E. E. Prof. Pedro Mazza), Luiz E. C. Cardoso (E. E. Prof. Pedro Mazza), Idebil A. C. Freitas1, Francele R. O. Silva1, José E. Moraes1, Leonardo M. Rosa (Faculdade de Educação e Artes – UNIVAP), Leandro E. Silva (Faculdade de Educação e Artes – UNIVAP), Mônica O. Campos (Faculdade de Educação e Artes – UNIVAP),(E. E. Prof. Pedro Mazza), Enoque B. Silva (Faculdade de Educação e Artes – UNIVAP), Eduardo C. Branco (Faculdade de Educação e Artes – UNIVAP), George A. Santos (Faculdade de Educação e Artes – UNIVAP)
Jonas Garcia de Souza (UNESP-Universidade Estadual Júlio de Mesquita filho/PPGEC)
Pedro Jovchelevich (Associação Brasileira de Agricultura Biodinâmica)
Jéssica Santos (Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Instituto de Matemática, Estatística e Física (IMEF)) , Leandro Almeida (Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Instituto de Matemática, Estatística e Física (IMEF)) , João Rodrigo Souza Leão (Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Instituto de Matemática, Estatística e Física (IMEF))
Lidia E. Santana (Universidade de São Paulo/Parque CienTec/IFUSP), Felipe V. Araujo (Universidade de São Paulo/Parque CienTec/IFUSP)