II SNEA – Atas – Comunicações em painéis

ASTRONOMIA NAS PROPOSTAS CURRICULARES DA REGIÃO SUL DO BRASIL (CP2)

Autores:

Evonir Albrecht (Universidade Cruzeiro do Sul/ Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática), Marcos Rincon Voelzke (Universidade Cruzeiro do Sul)

Palavras-chave:

Ensino de Astronomia; Conteúdos; Proposta Curricular.

A Astronomia é uma Ciência que tem despertado interesse e fascínio de diferentes povos. Por ser um tema que aguça a curiosidade, a Astronomia tem sido alvo de vários estudos ligados a área de Ensino. Neste aspecto, este artigo apresenta resultados parciais de uma pesquisa de Doutorado em andamento. O objetivo é analisar e comparar os conteúdos ligados à Astronomia presentes nas propostas curriculares que norteiam a Educação Básica na região Sul do Brasil. A abordagem metodológica seguiu os pressupostos da pesquisa qualitativa. Foi utilizada a Análise de Conteúdo para efetuar o comparativo entre os conteúdos astronômicos presentes nas propostas curriculares dos estados do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. A leitura das propostas possibilitou a reorganização dos conteúdos em categorias. Como resultado é apresentado a categoria Terra e sua análise, que denota a falta de clareza e especificidade na apresentação dos conteúdos presentes nas propostas curriculares. Esta constatação pode ser um indicador que prejudica a inserção dos conteúdos astronômicos no currículo das escolas.

Arquivo do Trabalho:

application/pdf iconSNEA2012_TCP2.pdf