Autores: Daniel Trevisan Sanzovo (Universidade Estadual do Norte do Paraná/Campus de Jacarezinho/CCHE/Colegiado de Matemática), Vanessa Queiroz (Colégio Objetivo-Maranata/Jacarezinho(PR)) Palavras-chave: Astro-Jogos; AstroRummikub; Ensino de Astronomia; Sistema Solar No mundo globalizado, cada vez mais torna-se necessário o desenvolvimento de novas estratégias para o ensino em geral e, no caso do Ensino de Ciências, mais precisamente no Ensino de Astronomia, estas estratégias devem ser bem diferenciadas, pois muitos conceitos são abstratos e de difícil interpretação. Ao longo dos anos temos trabalhado com Oficinas e Ações Lúdicas (Astro-Jogos, por exemplo), estes tendo como objetivo trabalhar conceitos de Astronomia (ou Ciências) associados ao lúdico. Neste trabalho relatamos o uso do AstroRummikub, elaborado para trabalhar a constituição básica do nosso Sistema Solar. Essa metodologia foi aplicada, num primeiro momento, tanto para educadores quanto para educandos e, embora esta pesquisa ainda esteja em andamento, em conjunto com a Literatura da área, pudemos observar que, ao longo de seu uso, os participantes demonstram muito interesse e boa resposta ao esperado do Astro-Jogo. Arquivo do Trabalho:
II SNEA – Atas – Comunicações em painéis
ASTRO-JOGO “ASTRORUMMIKUB” COMO AUXÍLIO NO ENSINO DE ASTRONOMIA (CP16)