Autores: Vanessa Queiroz (Colégio Objetivo-Maranata/Jacarezinho(PR)), Juliana Romanzini (Universidade Estadual de Londrina/CCE/Planetário de Londrina), Daniel Trevisan Sanzovo (Universidade Estadual do Norte do Paraná/Campus de Jacarezinho/CCHE/Colegiado de Matemática) Palavras-chave: Ensino de Ciências; Astronomia; Gravidade; Sistema Solar; Planetário Uma das dúvidas mais frequentes dos alunos é em relação à sua posição no planeta Terra. Muitos acreditam que vivemos “dentro da Terra”, ou seja, no núcleo de nosso planeta. Isso mostra a dificuldade enfrentada pelos professores de Ciências e outras áreas em ensinar o conceito de gravidade na sala de aula. Uma das alternativas encontradas por esses profissionais pode ser a visita a um planetário. Nele, tem-se uma visão mais próxima da realidade, substituindo os diagramas bidimensionais apresentados em salas de aula. Neste trabalho, discutimos a estruturação, elaboração e aplicação de uma atividade direcionada a estudantes para abordar o tema gravidade, composta de três momentos complementares: visita ao Planetário (momento interativo), construção de maquetes (momento prático e lúdico) e observação do céu (momento observacional). Com essas atividades buscamos concretizar estes conceitos, de forma que os participantes visualizem a ação dessa força na estrutura dos planetas e em seus corpos. Arquivo do Trabalho:
II SNEA – Atas – Comunicações em painéis
PLANETAS DE PAPEL: COMPREENDENDO A ESTRUTURA DOS PLANETAS POR MEIO DE DOBRADURAS (CP22)