Autores: Vicente Pereira de Barros (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo- curso de Licenciatura em Física), Ariane Braga Oliveira (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo- curso de Licenciatura em Física), Mônica Bragagnolo (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo- curso de Licenciatura em Física), Alberto Luís Dario Moreau (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo- curso de Licenciatura em Física) Palavras-chave: Astronomia,definição sobre planetas, níveis de ensino Neste trabalho, estudamos respostas de alunos do ensino fundamental I (3ª série, 4º ano), ensino fundamental II (8ª série, 9º ano), do primeiro ano do ensino médio e do primeiro semestre do curso de licenciatura em Física de Instituições de ensino público, sobre qual a diferença entre estrelas e planetas e sobre a redefinição de Plutão como planeta anão. Percebemos que não há grandes variações nos padrões de resposta dos estudantes das séries iniciais e dos calouros. Usamos estas questões para discutirmos rapidamente sobre o efeito da apresentação do ensino formal nestas instituições. Arquivo do Trabalho:
II SNEA – Atas – Comunicações em painéis
CONCEPÇÕES ESPONTÂNEAS SOBRE PLANETAS E ESTRELAS : UM ESTUDO NOS DIFERENTES NÍVEIS DE ENSINO (CP25)