II SNEA – Atas – Comunicações em painéis

CONCEPÇÕES ESPONTÂNEAS SOBRE PLANETAS E ESTRELAS : UM ESTUDO NOS DIFERENTES NÍVEIS DE ENSINO (CP25)

Autores:

Vicente Pereira de Barros (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo- curso de Licenciatura em Física), Ariane Braga Oliveira (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo- curso de Licenciatura em Física), Mônica Bragagnolo (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo- curso de Licenciatura em Física), Alberto Luís Dario Moreau (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo- curso de Licenciatura em Física)

Palavras-chave:

Astronomia,definição sobre planetas, níveis de ensino

Neste trabalho, estudamos respostas de alunos do ensino fundamental I (3ª série, 4º ano), ensino fundamental II (8ª  série, 9º  ano), do primeiro ano do ensino médio e do primeiro semestre do curso de licenciatura em Física de Instituições de ensino público, sobre qual a diferença entre estrelas e planetas e sobre a redefinição de Plutão como planeta anão. Percebemos que não há grandes variações nos padrões de resposta dos estudantes das séries iniciais e dos calouros. Usamos estas questões para discutirmos rapidamente sobre o efeito da apresentação do ensino formal nestas instituições.

Arquivo do Trabalho:

application/pdf iconSNEA2012_TCP25.pdf