Autores: Andrea Walder Zanatti (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), José Flávio Rodrigues Siqueira (Secretaria de Estado de Educação) Palavras-chave: Ciências da Natureza; Astronomia; Etnoastronomia; Oficina pedagógica. A aquisição do conhecimento, no componente curricular Ciências da Natureza é, vista como uma atividade complexa por pais e discentes, visto que exige do docente o planejamento e a execução de metodologias que desafiam o estudante, perante o conhecimento do mundo, a transformar seus saberes em conteúdos científicos. A Astronomia, com seus mistérios, torna-se uma ferramenta poderosa, se utilizada de maneira contextualizada e dinâmica. Assim, a proposta de trabalhar a Etnoastronomia, por meio de quadrinhos, resgatará os conceitos sobre Astronomia dos povos africanos e indígenas. Consequentemente, atenderá ao artigo 26A e 79B da Lei 10.639/03, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), que versa sobre a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira. Além disso, a proposta de desenvolvimento de oficina pedagógica para professores do 6° ano do ensino fundamental, com foco em Astronomia, favorecerá a compreensão de questões referentes à diversidade étnica e valores ambientais no espaço escolar. Arquivo do Trabalho:
II SNEA – Atas – Comunicações em painéis
ETNOASTRONOMIA: UM RESGATE DAS CULTURAS AFRICANA E INDÍGENA (CP13)